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Os maiores erros que você pode cometer em redes sociais

Os maiores erros que você pode cometer em redes sociais

Os maiores erros que você pode cometer em redes sociais

Os maiores erros que você pode cometer em redes sociais

Que as redes sociais são uma das mais importantes ferramentas do marketing digital nos dias de hoje, não se discute, principalmente no caso do público brasileiro.

É justamente por isso que um número cada vez maior de empresas busca atualmente criar sua presença nas redes sociais para divulgação dos seus produtos ou serviços.

Em uma primeira abordagem, trabalhar a divulgação de um negócio nestes canais é simples, se compararmos a dimensões mais técnicas do marketing digital, como o SEO e outras.

Se o trabalho em redes sociais é tão simples assim, como se explica o fato de uma grande maioria não conseguir os resultados que esperavam com o seu marketing nas redes sociais?

A resposta é bem simples. O fato é que a grande maioria das pequenas e médias empresas atuam de forma amadorística nestes canais. É aquela coisa de improviso que infelizmente é tão comum entre os empreendedores brasileiros.

Os principais erros que as empresas cometem nas redes sociais

Vejamos aqui alguns dos erros mais comuns que acabam frustrando as iniciativas de divulgação de muitas empresas nas redes sociais.

1 – Falta de planejamento estratégico

Divulgar uma empresa nas redes sociais não é, ao contrário do que muita gente imagina, simplesmente postar e pronto. Nada mais errado que isso.

Ter uma estratégia de marketing nas redes sociais muito bem definida é fundamental, e são poucas as empresas que investem nessa etapa tão importante desse processo.

Como as ações online nas redes sociais não seguem um planejamento estratégico, ou seja, não têm início meio e fim, não é de se estranhar que os resultados não apareçam.

A gestão de redes sociais é um trabalho metódico que vai construindo laços de relacionamento com clientes em potencial nestes canais. Fazer postagens sem qualquer lógica não é marketing, é só postagem mesmo.

2 – Conteúdo meramente publicitário

O conteúdo para redes sociais é o elemento fundamental para uma estratégia de marketing de sucesso nestes canais. Como eu disse anteriormente, a empresa precisa criar laços de relacionamento com seus clientes em potencial, e isso se faz através de conteúdo.

Saber como criar conteúdo para redes sociais é fundamental, e posso garantir que hoje em dia não há qualquer espaço para improviso. Existem técnicas e ferramentas para serem utilizadas em cada etapa da criação de uma postagem.

Em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais, este é um dos módulos mais extensos, tamanha a quantidade de itens que precisar ser planejados e analisados.

Fazer uma postagem no Instagram ou Facebook, sem pensar em atração de atenção, linguagem que o seu público entende e as soluções que eles buscam, simplesmente não funciona.

3 – Falta de monitoramento de resultados

Por fim, outro erro imperdoável em termos de marketing nas redes sociais é a falta de monitoramento de resultados. Afinal de contas, o que não pode ser mensurado não pode ser gerenciado.

Sem o monitoramento de redes sociais você não consegue identificar o que está funcionando do que não está funcionando.

Trabalhando sem um sistema de mensuração de resultados, você não acrescenta absolutamente nada as suas técnicas de marketing nestes canais. Em nosso curso de gestão de redes sociais costumo dizer que aprendemos, e muito com os erros que cometemos.

Se a sua empresa está cometendo algum desses erros, é hora de parar tudo e rever o seu posicionamento. Marketing nas redes sociais traz resultados sim, mas precisa ser feito de forma profissional.
Por Alberto Valle, fundador e diretor da Academia do Marketing

Alberto Valle

Alberto Valle

Especialista
Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

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