Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Os benefícios do home office para a empresa

Os benefícios do home office para a empresa

A cada dia que passa cresce o número de empresas que tem adotado o home office como modelo padrão de contratação, atrativo para muitos funcionários que dão preferência ao conforto de trabalhar de onde estiver, sem precisar se deslocar para a empresa para executar tarefas, que muitas vezes, indiscutivelmente podem ser realizadas de forma remota.

Mas é claro que os benefícios ao empregador também são muitos e devem ser considerados. Hoje queremos te apresentar os pontos positivos e negativos de aderir ao modelo home office, te apresentar o híbrido e te mostrar que vale a pena colocar na balança e avaliar  o que mais pesa para você e seu modelo de negócio. Fique com a gente.

Afinal o que é home office?

O home office é um modelo de trabalho executado fora das dependências da empresa, e que podem ser realizadas pelo funcionário de onde estiver. Existem colaboradores que trabalham neste modelo 100 % online, participando de reuniões e executando as tarefas atribuídas à sua função de forma remota, enquanto outros, tem a autonomia de escolher, ou ao menos é delegado ao funcionário dias alternados de trabalho na empresa.

Empresas no ramo de marketing são propícias para esse tipo de serviço, seja ela agência ou mesmo equipes de empresas como lojas, farmácias e redes de supermercados.

Quais os benefícios do home office para a empresa?

Redução de custos

Vamos combinar que o custo de manter um funcionário em um determinado local não é barato e quando aderido a essa forma de trabalho é possível perceber uma queda drástica de gastos na empresa.

O empregador então deixa de ter gastos fixos de locomoção do funcionário, espaço de trabalho, energia, água e tantos outros, para agora manter seus funcionários em casa, fornecendo apenas o material necessário para a execução das atividades.

Mais produtividade

Quando adotado essa forma de trabalho, o colaborador não precisa mais acordar horas mais cedo para conseguir chegar no local de trabalho e consequentemente já estará em seu posto de serviço no horário acordado.

Outro ponto bastante importante de afirmar é que o modelo home office evita que o funcionário se exponha ao estresse do trânsito, correria, escolha de roupas e maquiagens. Isso proporciona maior motivação e bem estar ao funcionário que se sente mais motivado a estar no trabalho.

O mercado passa a ver a sua empresa diferente

Quando uma empresa adere ao modelo home office ou hibrido ela é vista como uma empresa moderna, despojada, um lugar agradável para trabalhar, afinal, para que uma empresa ou setor funcione, ela precisa estar conectada com a tecnologia e com novas tendências de mercado.

Esses só são alguns dos benefícios deste modelo de negócio, mas é importante reforçar que para que a empresa se mantenha é importante uma gestão conhecedora deste modelo de trabalho para conseguir manter uma empresa de resultados e não apenas de aparência.

Veja alguns pontos negativos do home office

Assim como tudo, existem os pontos negativos que precisam ser considerados,

Distrações: O colaborar precisa administrar muito bem o tempo de trabalho, evitar distrações da famílias, animais de estimações, TV ou qualquer  outro tipo de entretenimento que possa atrapalhar o desempenho no trabalho.

Controle do desempenho: É importante que os chefes ou coordenadores mantenham se atentos a fim de controlar o desempenho do colaborador e a entrega das demandas realizadas.

Menos troca de experiência com o restante da equipe: Mesmo sem perceber, o  isolamento acaba afastando pessoas que poderiam agregar conhecimento e amizade profissional. Mesmo em casa, tente-se manter em contato com o restante da equipe para melhores resultados futuros.

Esses foram alguns benefícios e malefícios do trabalho home office. Lembrando que vale a pena avaliar o modelo hibrido também, ele pode ser mais interessante no quesito produtividade e cobrança por parte dos lideres como pode ser a solução que a sua empresa precisa para ser vista no mercado de uma forma ainda mais autêntica.

Até a próxima.

You must login to add a comment.

Posts relacionados