CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Opções para quem trabalha com marketing digital

Opções para quem trabalha com marketing digital

Opções para quem trabalha com marketing digital

Existem algumas opções para quem trabalha com marketing digital, que em uma situação extrema como a que estamos vivendo em função do COVID-19, podem ser acionadas de forma rápida e garantir uma renda extra, ou até mesmo se transformar em atividade principal.

Em meio a pandemia, muitos profissionais de marketing digital, principalmente aqueles que trabalham de maneira formal como colaboradores em agências, perderam seus empregos e as vezes se sentem perdidos em relação a que rumo dar a suas carreiras.

Neste artigo vou apresentar algumas opções para quem trabalha com marketing digital que acredito que possam ser uma boa alternativa para quem está nessa situação, e quem sabe, até mesmo um momento para pivotar a sua carreira.

Um dos grandes problemas do empreendedorismo no brasil é que o nosso povo é criado no modelo CLT, ou seja, trabalhar com uma carteira assinada, é o seu grande objetivo, já que garantiria uma certa “estabilidade”, que como pudemos comprovar, simplesmente não existe.

O fato é que trabalhar por conta própria, é uma opção real no mercado de trabalho de hoje, principalmente em um momento em que a Gig Economy, ganha força em todo mundo, e ao que tudo indica, sairá ainda mais forte depois da pandemia.

No caso do marketing digital, ficar sem um emprego fixo, não significa exatamente uma catástrofe. Um bom profissional de marketing online, possui diversas opções, e neste artigo, vou apresentar duas que considero de rápida implementação e retorno igualmente rápido.

1 – Trabalhar como Freelancer

Uma das opções, que vem sido usada por muita gente é trabalhar como freelancer de marketing digital, e com isso gerar uma renda própria, sem depender de patrão. Melhor ainda, trabalhando em um home office.

Uma das tendências do marketing digital em 2021 é de que as empresas passem a fazer seu próprio marketing digital, e neste novo cenário, muitos serviços serão terceirizados, o que deverá dar um gás ainda maior neste mercado.

Muitas empresas não saber onde encontrar profissionais de marketing digital, e por isso recorrem a sites especializados, como o Marketing Job, por exemplo, para suprir as suas demandas nesta área.

Profissionais como redatores freelancers, web designers, especialistas em SEO e outros, gestores de mídias sociais e outros, vêm encontrando um mercado bastante receptivo.

Outra tendência nesta área, é a de oferta de serviços de marketing digital avulsos, como pacotes na área de manutenção de site e TI em geral, criação de artes para postagens nas mídias sociais e outros.

Uma das vantagens de trabalhar como freelancer de marketing digital é que você mesmo decide o quanto irá ganhar, dependendo é claro, da sua dedicação e quantidade de horas trabalhadas.

Por isso, se você está em busca de uma opção altamente viável para promover uma mudança na sua vida, iniciar uma carreira de freelancer talvez seja uma boa opção.

2 – Montar seu próprio negócio online

Outra das opções para quem trabalha com marketing digital e acabou sem um emprego fixo em função da pandemia é dar uma pivotada radical na sua vida e carreira e partir para a criação do seu próprio negócio online.

Nessa área, temos diversas opções, que vão da criação de um site de conteúdo ou blog, para ganhar dinheiro com uma estratégia de monetização de sites, a negócios envolvendo a área do e-commerce tradicional ou Social Commerce, por exemplo.

Na parte de monetização de sites você tem várias opções, como trabalhar com programas de afiliados e com o bom e velho Google AdSense.

Como nestes dois casos, o segredo para ganhar dinheiro de verdade, é a geração de tráfego através da aplicação de técnicas de marketing digital como SEO e também geração de conteúdo com técnicas de webwriting e copywriting.

Um profissional dessa área terá todas as ferramentas para ganhar dinheiro com um blog ou qualquer outro modelo de site de conteúdo.

Durante a pandemia, as redes sociais passaram a ser o ganha pão de muita gente, que utilizou estes canais para vender pelas redes sociais, praticamente de tudo.

Para isso, basta você ter um bom produto, que pode até não ser seu, mas de alguma pessoa que você conheça, e montar uma estratégia de venda pelas redes sociais, como o Facebook ou Instagram, por exemplo.

Aqui mesmo, no blog do Sebrae, já tive a oportunidade de publicar um artigo que fala justamente sobre isso, sob o título Opções de Negócios nas Redes Sociais.

Como você pode ver, as opções para quem trabalha com marketing digital são muitas, é apenas uma questão de você avaliar qual delas se encaixa melhor em seu perfil, e está mais de acordo com as suas habilidades, e colocar a mão na massa.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Sobre Alberto ValleEspecialista

Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

Me siga

Deixe um comentário