Endomarketing são ações que tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho, envolvendo funcionários e aumentando o engajamento. É um dos meios mais utilizados para captar profissionais qualificados para atuar na sua empresa, sendo assim, uma ótima estratégia de filtro de personalidades e também de alavancar a divulgação do seu negócio.
Um dos objetivos do endomarketing é proporcionar o melhor engajamento entre gestor e equipe no ambiente de trabalho, independente se for em uma escola ou uma empresa de calibração.
Como aplicar o endomarketing no ambiente de trabalho?
Investir nessa área é fundamental para estabelecer uma relação de confiança diária entre as pessoas de uma equipe, além disso, implica em melhorias de comunicação, produtividade e bem-estar de uma empresa.
Para se ter uma boa comunicação entre gestores e colaboradores é importante saber como chegar até eles, fazendo com que muitas vezes essa tarefa tenha que ser feita por meios diferentes do qual alguns gestores estão acostumados. Sair do óbvio e da rotina massacrante é benéfico para todos.
Promova eventos internos
Para ajudar a descontrair e envolver os funcionários de uma empresa, o ideal é sempre fazê-los terem uma relação saudável, que pode ser realizada por meio de eventos internos que vão estimular a integração de todos, podendo criar laços de amizade e confiança, facilitando o contato da equipe.
Feedbacks
Saber sobre o andamento da própria produtividade pode ajudar os colaboradores a desempenharem melhor as suas funções dentro da empresa. Para isso, essa comunicação precisa ser franca e transparente – como displays em acrílico -, e também que ele possa compreender que são devolutivas construtivas e não críticas negativas sobre o seu desempenho.
Qualidade de trabalho
Se os funcionários se sentirem motivados a estar na empresa, isso faz com que a sua qualidade de trabalho seja mais elevada, gerando benefícios para empregador e empregado. Além disso, a saúde mental desse colaborador tende a não sofrer tantos impactos, ou seja, não será algo desgastante para ele.
Aplicação do endomarketing em empresas e indústrias
Empresarial
Dentro de empresas, a necessidade do endomarketing é importantíssima para que a equipe esteja integrada e se sinta pertencente à empresa, o famoso “vestir a camisa”. Isso implica em um bom relacionamento de gestores e colaboradores, que pode ser construído a partir da implantação das estratégias apresentadas sobre endomarketing.
Industrial
Semelhante ao empresarial, o endomarketing trabalhado dentro da indústria precisa de estratégias um pouco mais específicas, principalmente de comunicação – pois muitas vezes a produção é fracionada, onde um funcionário não sabe quem é o próximo na linha de produção de um filtro prensa, por exemplo.
Então, trabalhar estratégias de comunicação e relacionamento dentro do setor industrial é necessário para que esse colaborador se sinta pertencente e incluído com todos, desde proprietários, gestores e funcionários de todas as áreas.
Desta forma, a implementação do endomarketing se faz necessária nos mais variados tipos de mercado, ajudando nos processos de relacionamento e comunicação que os componentes de um negócio vão ter entre si. Implantá-lo, independente da área de atuação, facilita o dia a dia e ainda promove um ambiente de trabalho mais saudável.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.