CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O relógio de ponto ideal para o seu negócio

O relógio de ponto ideal para o seu negócio

Uma das dúvidas mais comuns entre as organizações é sobre qual o relógio de ponto mais adequado.

Afinal, desde o surgimento da norma da Portaria 1510/09, criada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as empresas com mais de 10 funcionários tiveram que se regularizar de forma obrigatória quanto ao registro de horas trabalhadas.

Antes da criação da norma, muitas companhias tratavam o controle de horário dos seus colaboradores de forma desregularizada e despadronizada.

E hoje em dia, isso se tornou uma obrigação para que os profissionais pudessem ter um controle e registro de todas as horas.

Mas, afinal, qual é o melhor tipo de relógio de ponto para o seu negócio? A verdade é que não existe uma resposta única para escolher o relógio de ponto.

Se você tem uma empresa de válvula redutora de pressão, por exemplo, é preciso analisar diversos fatores, como o porte, número de colaboradores, segmento, entre outros. Pensando nisso, nós elaboramos este post para mostrar qual o tipo de relógio que atende as necessidades particulares do seu negócio. Continue lendo!

Relógio de ponto eletrônico com cartão magnético

O relógio de ponto eletrônico utiliza um cartão magnético para fazer a identificação do funcionário e registrar o horário.

Esse cartão normalmente é o próprio crachá de identificação do colaborador, que contém um código de barras ou uma tarja magnética com todas as informações e dados necessários.

Além disso, uma das desvantagens desse modelo de relógio de ponto é que não emite o comprovante de marcação, com os dados pessoais, hora, etc, por isso, essa característica faz com que ele não atenda às normas da Portaria 1510/2009.

No entanto, se você deseja escolher esse modelo, é possível implementar um acordo coletivo com seus profissionais e informá-los sobre as características desse controle.

Controle de acesso biométrico

O controle de acesso biométrico é utilizado por meio da biometria. Esse modelo é uma das formas mais práticas e seguras para controlar e registrar a jornada de trabalho dos funcionários. Por isso, é uma alternativa para as empresas de todos os portes.

Para registrar a marcação, é preciso inserir a digital e o comprovante é emitido de forma automática, atendendo todos os requisitos da Portaria 1510/2009.

Após do órgão regularizar o uso do controle de acesso biométrico, esse modelo passou a ser conhecido como Registrador Eletrônico de Ponto.

Relógio de ponto cartográfico

O relógio ponto cartográfico é indicado para pequenas e microempresas, uma vez que esse modelo imprime o horário de chegada e saída dos colaboradores por meio de um cartão de cartolina.

O registro é feito de forma instantânea e suas impressões são feitas em cores diferentes, dependendo do tipo de registro, o que facilita a padronização de cada horário.

Lembrando que o relógio de ponto cartográfico é manual, e não eletrônico, por isso, ele não precisa cumprir as exigências legais.

Agora que você já conhece os principais tipos de relógio de ponto, achou o modelo mais adequado para o seu negócio? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga