Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O relógio de ponto ideal para o seu negócio

O relógio de ponto ideal para o seu negócio

Uma das dúvidas mais comuns entre as organizações é sobre qual o relógio de ponto mais adequado.

Afinal, desde o surgimento da norma da Portaria 1510/09, criada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as empresas com mais de 10 funcionários tiveram que se regularizar de forma obrigatória quanto ao registro de horas trabalhadas.

Antes da criação da norma, muitas companhias tratavam o controle de horário dos seus colaboradores de forma desregularizada e despadronizada.

E hoje em dia, isso se tornou uma obrigação para que os profissionais pudessem ter um controle e registro de todas as horas.

Mas, afinal, qual é o melhor tipo de relógio de ponto para o seu negócio? A verdade é que não existe uma resposta única para escolher o relógio de ponto.

Se você tem uma empresa de válvula redutora de pressão, por exemplo, é preciso analisar diversos fatores, como o porte, número de colaboradores, segmento, entre outros. Pensando nisso, nós elaboramos este post para mostrar qual o tipo de relógio que atende as necessidades particulares do seu negócio. Continue lendo!

Relógio de ponto eletrônico com cartão magnético

O relógio de ponto eletrônico utiliza um cartão magnético para fazer a identificação do funcionário e registrar o horário.

Esse cartão normalmente é o próprio crachá de identificação do colaborador, que contém um código de barras ou uma tarja magnética com todas as informações e dados necessários.

Além disso, uma das desvantagens desse modelo de relógio de ponto é que não emite o comprovante de marcação, com os dados pessoais, hora, etc, por isso, essa característica faz com que ele não atenda às normas da Portaria 1510/2009.

No entanto, se você deseja escolher esse modelo, é possível implementar um acordo coletivo com seus profissionais e informá-los sobre as características desse controle.

Controle de acesso biométrico

O controle de acesso biométrico é utilizado por meio da biometria. Esse modelo é uma das formas mais práticas e seguras para controlar e registrar a jornada de trabalho dos funcionários. Por isso, é uma alternativa para as empresas de todos os portes.

Para registrar a marcação, é preciso inserir a digital e o comprovante é emitido de forma automática, atendendo todos os requisitos da Portaria 1510/2009.

Após do órgão regularizar o uso do controle de acesso biométrico, esse modelo passou a ser conhecido como Registrador Eletrônico de Ponto.

Relógio de ponto cartográfico

O relógio ponto cartográfico é indicado para pequenas e microempresas, uma vez que esse modelo imprime o horário de chegada e saída dos colaboradores por meio de um cartão de cartolina.

O registro é feito de forma instantânea e suas impressões são feitas em cores diferentes, dependendo do tipo de registro, o que facilita a padronização de cada horário.

Lembrando que o relógio de ponto cartográfico é manual, e não eletrônico, por isso, ele não precisa cumprir as exigências legais.

Agora que você já conhece os principais tipos de relógio de ponto, achou o modelo mais adequado para o seu negócio? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados