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O que significa Social Media Marketing?

O que significa Social Media Marketing?

Social media marketing ou SMM, é uma estratégia de conteúdo voltado para as plataformas de redes sociais.

Através dessas mídias, as empresas divulgam suas marcas, produtos e se conectam com o público-alvo.

Através da gestão de redes sociais bem feita, é possível conquistar mais clientes e ter um lucro maior do que apenas utilizando campanhas de marketing tradicionais.

O que é Social Media Marketing?

O social media marketing (SMM) é uma forma de marketing na Internet que usa aplicativos de mídia social como ferramenta de marketing.

Essas plataformas de mídia social permitem que as marcas se conectem com seu público para:

  • construir uma marca;
  • aumentar as vendas;
  • direcionar tráfego para um site; e
  • construa uma comunidade de seguidores para compartilhar e interagir com o conteúdo.

Produzir conteúdo relevante que os usuários irão compartilhar em suas próprias redes ajuda as marcas a aumentar sua exposição. Também amplia seu alcance para fãs, clientes em potencial e até mesmo funcionários em potencial quando usado como ferramenta de recrutamento.

O social media marketing também permite que as organizações obtenham feedback dos clientes, ao mesmo tempo que faz a empresa parecer mais pessoal.

A mídia social permite que as organizações criem relacionamentos com seu público. Ele oferece aos usuários finais uma plataforma para fazer perguntas, expressar reclamações e, em geral, ser ouvidos. Também dá às marcas a oportunidade de responder, adaptar e ajustar processos de negócios ou produtos.

Alguns aplicativos populares de mídia social incluem Facebook, LinkedIn, YouTube, Pinterest, Instagram e TikTok. Cada plataforma possui elementos que a tornam atraente de usar. E quando uma empresa utiliza vários em combinação para transmitir uma mensagem multicanal, os consumidores podem ver essas mensagens nos seus canais preferidos.

5 pilares do marketing de mídia social

Ao desenvolver programas de marketing, uma área importante com a qual os profissionais de marketing se preocupam é como transmitir suas mensagens.

A mídia social ajuda a espalhar essas mensagens para as pessoas certas, no momento certo, por meios gratuitos e pagos.

As redes sociais também permitem que as marcas aprendam mais sobre as informações pessoais, geográficas e demográficas do seu público. Isso permite que as organizações personalizem suas mensagens e conteúdo para o melhor envolvimento.

Aqui estão os cinco pilares do marketing de mídia social:

  1. Estratégia de rede social

Em qualquer campanha ou atividade de marketing, uma estratégia apropriada deve ser definida antecipadamente.

As organizações precisam determinar os objetivos do programa, os canais que serão utilizados e que tipos de conteúdo serão compartilhados. Aqui estão alguns exemplos:

  • Determine metas. O uso da mídia social para marketing deve estar alinhado com os objetivos do negócio e campanhas de marketing.
  • Selecione plataformas de mídia social. Existem muitas plataformas disponíveis, mas não faz sentido que as empresas utilizem todas elas. É preciso escolher a(s) plataforma(s) que melhor se adaptam ao seu público.
  • Mistura de conteúdo. Cada plataforma tem um estilo único para distribuição de conteúdo – incluindo vídeo, imagens, links e mensagens diretas. Portanto, as marcas precisam identificar com qual conteúdo sua persona de tem maior probabilidade de se envolver.
  1. Planejamento e publicação

Depois de estabelecer uma estratégia, é hora de começar a publicar. Isso pode ser tão simples quanto postar uma nova postagem no blog, compartilhar informações sobre um próximo evento ou postar um vídeo de um novo produto.

Mas ser consistente é a chave para uma estratégia SMM eficaz. Para construir um público, as organizações devem postar com frequência em suas páginas. Publicar conteúdo relevante de forma consistente fará com que o público volte sempre.

O conteúdo que as organizações publicam nas redes sociais deve estar alinhado com outras promoções de marketing. Ter planos de redes sociais que permitem que o seu conteúdo seja criado de forma personalizada é uma solução eficaz.

  1. Escuta e engajamento

As empresas que criam atividades em plataformas sociais podem ver um crescimento na interação e nas conversas sobre a marca e os produtos.

Os usuários comentarão e compartilharão postagens, marcarão a empresa em suas próprias postagens e até começarão a se comunicar por meio de funcionalidades de mensagens instantâneas.

Esses tipos de interações são ideais porque existem notificações para alertar os gestores de mídia social. Isso permite que eles pratiquem um bom atendimento ao cliente, o que, por sua vez, melhora a experiência do cliente.

As pessoas nas redes sociais também podem discutir uma marca, produto ou serviço sem marcar, ou falar diretamente com uma empresa.

Existem várias ferramentas de escuta de mídia social disponíveis para ficar conectado à conversa, como os Alertas do Google e os analytics da própria rede social.

  1. Análise e relatórios

À medida que mais conteúdo é publicado e o público se expande, é uma boa ideia medir continuamente o desempenho. As perguntas a serem feitas incluem o seguinte:

  • Quais postagens estão obtendo mais engajamento?
  • De onde vêm os seguidores de uma marca?

O sucesso de qualquer programa de marketing depende de seus dados e resultados analíticos. Uma equipe de marketing pode usar essas informações para tomar decisões mais informadas sobre campanhas futuras e aproveitar o que funciona.

Cada plataforma tem seus próprios dados analíticos, mas existem outras ferramentas que podem coletar dados de vários canais em um único local.

Isso permite que os profissionais de marketing avaliem o sucesso e o fracasso geral de suas campanhas de marketing.

  1. Publicidade

Grande parte do marketing de mídia social é gratuito – com exceção de tempo de recursos e ferramentas especializadas.

Construir um público e publicar conteúdo em sites de mídia social gratuitos é uma ótima maneira de atingir metas de marketing, mas à medida que o programa cresce, o orçamento também cresce.

Recursos de marketing pago podem ser muito valiosos para as organizações. Eles podem direcionar seus anúncios para públicos com base em muitos fatores, incluindo informações demográficas, retargeting e comportamentos.

Existem ferramentas para ajudar a gerenciar o marketing de mídia social em grande volume, mas usar a funcionalidade de anúncios nativos para começar é suficiente para promover postagens, capturar leads e garantir que as mensagens cheguem ao público certo.

Como criar uma estratégia de marketing de mídia social

Aqui estão as etapas que uma empresa precisa seguir para construir uma estratégia eficaz de marketing de mídia social:

  1. Identifique as metas de mídia social que se alinham às metas de negócios

Comece definindo metas que funcionarão não apenas como um guia sobre como usar as mídias sociais, mas também como uma referência de dados para comparação.

Use um formato de meta SMART para descobrir o que é realista realizar. Exemplos de metas incluem o seguinte:

  • aumentar o tráfego para o site
  • gerar mais leads
  • aumentar a receita
  • aumentar o público
  1. Pesquise e defina o público-alvo

É importante saber quem é o mercado-alvo, com o que ele se preocupa e por que precisa dos produtos ou serviços de uma empresa.

As plataformas de mídia social são ricas em dados sobre os usuários, portanto este exercício pode ser realizado sem um projeto substancial de pesquisa de mercado. Conhecer informações demográficas e quem acompanha o canal social são ótimos pontos de partida.

Também é importante saber que diferentes plataformas atraem diferentes usuários. Saber em quais canais sociais o público-alvo de uma empresa permite que eles escolham em quais canais investir tempo e recursos.

Por exemplo, através da gestão de Instagram, sua empresa pode focar em conteúdo exclusivo para essa plataforma!

  1. Realize uma avaliação competitiva

Saber o que a concorrência está fazendo permite que as equipes de marketing identifiquem o que está funcionando bem e o que não funciona para a concorrência.

Isso fornece insights do setor, bem como oportunidades para levar um produto ou mensagem ao mercado.

As ferramentas de escuta social também podem ajudar as marcas a configurar diferentes fluxos de monitoramento para conteúdo competitivo e palavras-chave do setor.

  1. Crie e selecione conteúdo relevante para o canal

Conhecer os objetivos, o público e o cenário competitivo ajudará a determinar o(s) tipo(s) de conteúdo que as marcas precisam criar.

O conteúdo envolvente vem em diferentes formas e mídias. Pode ser gerado pela empresa, com curadoria de outro lugar para compartilhar notícias do setor ou outras peças de liderança inovadora.

As empresas devem publicar conteúdo com frequência e consistência para desenvolver uma base de seguidores engajados.

As marcas podem postar promoções para aumentar o engajamento. Eles também podem criar postagens que mostrem um lado mais identificável e humano da organização.

  1. Seja inteligente com postagens e respostas

Publicar quando for conveniente para uma empresa nem sempre é conveniente para os clientes.

Aproveitar os melhores horários para postar para engajamento são informações que podem ser coletadas em análises.

Assim, as organizações podem agendar postagens com antecedência usando as ferramentas de publicação disponíveis. A atualidade do conteúdo também é importante, pois o ciclo de notícias avança rapidamente.

Outro elemento para ser oportuno nas redes sociais é o tempo de resposta. Se os clientes interagirem com uma marca nas redes sociais, eles também esperam uma resposta rápida. Uma marca pode construir autoridade e respeito com sua clientela por meio desses relacionamentos individuais.

  1. Obtenha a adesão e o apoio de outras pessoas na organização

Os departamentos de marketing precisam envolver outros departamentos e partes interessadas dentro de uma organização.

O marketing pode aprender muito com as vendas para informar futuras campanhas sociais, mas as vendas também podem se beneficiar do alcance do marketing.

O alinhamento de vendas e marketing é ótimo, mas o apoio das partes interessadas seniores também é uma necessidade.

Apoiar os esforços de outros departamentos é um sinal comum de um forte programa de mídia social.

Todos os departamentos de uma empresa podem se beneficiar do apoio da rede social, mas o RH geralmente é o próximo melhor lugar para fazer parceria. A mídia social pode ser uma ferramenta de recrutamento e construtor de marca para possíveis funcionários.

  1. Meça e otimize

O último elemento para construir um programa de marketing de mídia social bem-sucedido é medir o que funciona e o que não funciona. As organizações devem monitorar o seguinte:

  • postagens que geram maior engajamento;
  • seguidores que continuam comprando; e
  • anúncios que geram o maior ROI.
Empresas que se beneficiam do marketing de mídia social

As empresas que lançarem uma campanha eficaz de marketing de mídia social verão muitos benefícios.

Aqui estão alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar de estratégias de social media marketing:

Pequenas empresas e startups

O marketing de mídia social é uma ótima ferramenta para pequenas empresas e startups.

É uma forma de novas empresas desenvolverem alguma consciência sobre suas ofertas.

Usar a mídia social para vender produtos e serviços para um novo mercado pode ser uma porta de entrada para a construção de uma base de clientes.

Empresas de vendas diretas

Esses tipos de negócios são muito empreendedores e crescem através das comunidades. E as redes sociais podem ajudar a construir comunidades, interagindo com amigos, familiares e muito mais.

Imobiliário

As imobiliárias se beneficiam das mídias sociais ao promover casas abertas e exibir imagens de imóveis à venda.

Recursos como o Facebook Live, stories do Instagram e edição de vídeos para YouTube, mostram vídeos dessas propriedades em formatos interessantes para os usuários consumirem.

Empresas B2B

As equipes de marketing B2B são mais capazes de identificar quem são seus clientes potenciais – e quando feito corretamente – podem aparecer no feed de notícias da pessoa certa.

Os dados apresentados sobre os usuários nas plataformas de mídia social ajudam a traçar uma imagem de quem é o público.

E usando as ferramentas de publicidade nas redes sociais, as empresas podem transmitir a mensagem certa ao tomador de decisão no momento certo.

Mesmo que o setor de sua empresa não tenha sido entre essas, não significa que ela não terá sucesso com as redes sociais.

Qualquer empresa com uma agência de marketing digital dedicada por trás pode conseguir grandes resultados.

Conheça a DUNA Marketing Digital hoje mesmo e confira nossa tabela de preços mídias sociais.

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