De acordo com dados divulgados pelas fabricantes de caminhões, cerca de 7.316 unidades de veículos pesados foram produzidos no país apenas no mês de agosto. O número é bastante celebrado pelos empresários do setor, que sentem um reaquecimento da área motivado principalmente pelo agronegócio.
Em julho, a produção de caminhões no Brasil havia chegado a 6.820 unidades. Ou seja, o número alcançado em agosto representa uma alta de 7,3% em relação ao mês anterior.
Entretanto, o acumulado do ano ainda mostra uma retração no setor, que vem acelerando lentamente. Em relação ao ano anterior, a queda na produção brasileira de veículos pesados chega a 36,6%. Até agosto, o acumulado da produção é de 48.987 fabricados no Brasil, enquanto em 2019 o número havia chegado a 77.046 no mesmo período.
Esses dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) no início de setembro.
Modelos fora de linha puxam queda
A Anfavea destaca que um dos motivos para essa produção em queda em relação aos outros anos é a retirada de alguns dos modelos pelas fabricantes, concentrando a produção nos mais vendidos das marcas.
Mas é a pandemia que vem sendo apontada como a principal responsável pela retração no setor. Desde março, muitas fábricas estão com as atividades paralisadas, gerando também um desabastecimento do mercado de caminhões ao consumidor final.
A retomada das produções, no entanto, retornou no começo de julho, ainda de forma gradual. De acordo com representantes do setor, as empresas ainda estão preocupadas em produzir excedente e ter prejuízos. Por isso, ainda estão calibrando a produção de acordo com os movimentos do mercado.
Como comprar caminhão com preço mais barato
Com menos modelos disponíveis no mercado, é comum que os preços subam. No entanto, para quem precisa do veículo para o trabalho, muitas vezes, não é possível esperar por melhores condições do setor. Por isso, buscar por opções mais baratas é o mais indicado para o momento, principalmente para quem está com restrições no orçamento.
O leilão de caminhão é uma boa opção para quem busca preços mais baixos. Nesta modalidade, é possível encontrar modelos por até 30% mais economia do que nas concessionárias, o que pode representar uma importante quantia em dinheiro quando se leva em consideração o preço de um veículo pesado.