Sua loja anda vendendo, mas no fim do mês você não vê a cor do dinheiro? Então, o alerta vermelho está acesso! A saída é identificar para onde o dinheiro está indo e, assim, adotar medidas para que você possa receber o pró-labore e ainda o lucro.
1) Está fazendo o controle financeiro?
Se você não sabe para onde o dinheiro do seu negócio está ainda, é bem provável que não faz o controle financeiro. A partir deste monitoramento, é possível conhecer o ciclo financeiro da empresa, assim como calcular se o que ela fatura hoje paga todos os seus gastos, ou seja, o seu ponto de equilíbrio. Também é possível verificar se o preço que opera está adequado dentro do aspecto financeiro.
Esses cálculos funcionam como um grande diagnóstico da empresa, e conforme os seus resultados, é possível concluir que a empresa, por exemplo, precisa reduzir seus gastos fixos, separar o dinheiro da empresa do dinheiro da pessoa física (sócios), reduzir as retiradas dos sócios, refazer a formação do preço de venda, aumentar as vendas, desenvolver novos fornecedores, entre outros.
2) Está monitorando tudo mesmo?
Fique atento e confira também se todos os gastos da empresa estão registrados. Pequenos gastos efetuados com frequência impactam significativamente o resultado e, muitas vezes, ficam de fora dos controles do caixa, como por exemplo: retiradas dos sócios fora do pró-labore.
3) A prazo?
Observe se naquele mês a maior parte das vendas foi feita a prazo. O dinheiro estará no controle das “contas a receber”.
4) Valor do estoque?
Monitore o valor em estoque. Pode acontecer de vender bastante, mas a compra estar em ritmo superior, fato que também poderá pressionar o caixa.
…
Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Freeimages.com