O social media é um profissional contratado por uma empresa ou personalidade para gerenciar perfis nas redes sociais.
No caso do Facebook, o perfil é uma página com a identidade visual da companhia, na qual acontece toda a sua comunicação oficial.
Em outras redes sociais, a lógica é a mesma: quem detém uma empresa ou marca registrada possui o direito de se apresentar, nas redes sociais, com o nome e a imagem que a identificam.
Dependendo do tamanho da organização, pode haver uma estrutura maior, com mais de um profissional fazendo esse trabalho e um coordenador da área.
Mas também é muito comum, quando a empresa é grande e tem uma demanda maior de trabalho nas redes sociais, terceirizar o serviço com profissional de redes sociais, uma agência de comunicação, de publicidade ou de marketing digital.
Portanto, outra possibilidade de atuação para o profissional de social media é atuar nesse tipo de empresa, que presta o serviço para seus clientes.
Esse talvez seja um mercado com mais possibilidades e, portanto, interessante para quem não se apega tanto por construir um vínculo com apenas uma marca.
Um social media pode ter atribuições bastante variadas
Exemplos De Atividades Feitas Por Um Social Media
Dentro da função de gerenciar os perfis de uma empresa nas redes sociais, o social media pode desenvolver várias atividades.
Confira, a seguir, alguns exemplos.
Divulgar Produtos
Uma das possíveis (e principais) funções do perfil de uma empresa nas redes sociais é apresentar seus produtos e seus diferenciais.
Para não ser apenas mais um, deve-se pensar em maneiras criativas para apresentá-los e, sobretudo, na criação de anúncios segmentados, sobre os quais falaremos depois.
Divulgar Novidades
A empresa pode divulgar novidades como o lançamento de novos produtos, eventos e promoções em seu site ou blog e utilizar as redes sociais para compartilhar o link.
Ou, então, contar toda a novidade no próprio canal – embora perca a possibilidade de gerar tráfego para o site, aumenta a probabilidade dos usuários lerem a mensagem inteira.
Vender Produtos
Apesar de não ser muito difundida, o Facebook possui uma plataforma que permite a criação de lojas virtuais na própria rede social.
O profissional de social media pode trabalhar para otimizar esse canal, tornando-o uma grande fonte de receitas.
Promover A Interação
Em qualquer tipo de post nas redes sociais, promover a interação com o público-alvo e gerar engajamento deve ser o principal objetivo.
Uma boa maneira de se fazer isso é com os concursos culturais – por exemplo, quem criar a melhor frase sobre tal assunto ganha determinado produto.
Manter O Relacionamento Com O Cliente
Há muitos clientes (em potencial ou de fato) que utilizam as redes sociais para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da empresa.
É fundamental estar bem estruturado para atendê-los com agilidade e eficiência.
Esse trabalho pode ser feito por um profissional de atendimento ou, melhor ainda, por um social media que esteja mais familiarizado com a linguagem das gestão das redes sociais.
Criar Anúncios
Essa atividade vale principalmente para o Facebook, que é a maior plataforma de segmentação de anúncios do mundo.
Você pode, por exemplo, impulsionar um post apenas para pessoas de 20 a 40 anos, que moram até 30 km de Salvador e curtiram determinadas páginas.
Ou seja, o dinheiro investido rende muito mais, porque o anúncio é exibido somente para quem têm mais a ver com o público-alvo da marca.