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O que esperar do varejo futuro?

O que esperar do varejo futuro?

Entenda o momento de transformações nas relações de consumo e saiba o que esperar do varejo futuro

 

As mudanças nos hábitos de consumo se intensificaram com a pandemia e continuam em uma transformação constante. A 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores, encomendada pela Zebra Technologies, analisa a experiência de compra, o uso de dispositivos e tecnologias, os serviços de entrega e o processamento de pedidos, tanto em loja física quanto online.

 

De acordo com este estudo, conforme o volume de consumidores se restabelece a níveis comparáveis aos pré-pandemia, os varejistas precisam se adaptar às expectativas dos clientes por facilidades na jornada de compra. O consumidor deseja usufruir das comodidades vivenciadas no varejo digital, adicionadas de eficiência no processamento de pedidos e sensibilidade aos preços.

 

Entre os principais insights da pesquisa, destacamos a disposição dos clientes para uso de tecnologias para autoatendimento, pagamento e self-checkout. O celular é a principal ferramenta para pesquisar os melhores preços, ofertas e cupons, a fim de cortar gastos e pagar as contas em dia. O consumidor está mais digitalizado depois da pandemia e por isso procura nas lojas físicas as comodidades digitais.

 

O olhar do consumidor enxerga o varejo único, sem diferenciar o físico do digital – percebendo apenas a experiência como um todo. Segundo a pesquisa, oito em cada dez consumidores preferem comerciantes que oferecem tanto a compra em loja física como em digital. Assim, ele decide como e onde deseja comprar. O futuro do varejo já começou.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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