Loja de conceito é um termo que vem ganhando muita força no mercado, pois é visto como um padrão inovador e que será tendência nos próximos anos.
Criar uma loja de conceito é buscar formas de proporcionar um ambiente agradável, sensorial, diferenciado e que tenha peculiaridades que venham a cativar público-alvo.
Em suma, criar uma loja de conceito para vai trazer uma série de benefícios, como por exemplo:
- Aumentar o índice de retorno de clientes;
- Ganhar reconhecimento do consumidor;
- Chamar a atenção da concorrência;
- Ser visto como referência de atendimento;
- Expandir parcerias e marketing;
- Entre outros.
Mas o que é uma loja de conceito afinal? Sabendo da pouca informação que a internet dispõe sobre esse tipo de termo, resolvemos publicar esse artigo para falar mais sobre. Gostou da pauta? Então venha conosco e confira.
Quais as características de uma loja de conceito?
A loja de conceito é um termo que também é conhecido por especializadas como “flagship stores”, e deve ser criada de acordo com a sua finalidade comercial.
Uma loja que impermeabilização de lajes e materiais para construção, por exemplo, tem um conceito de abordagem e estética diferente de uma casa de shows ou loja que vende roupas.
Buscar oferecer um ambiente diferente do comum, já é o primeiro passo para se criar uma loja de conceito. São diversos aspectos que definem esse conceito, como por exemplo: iluminação, música, decoração, atendimento, identidade visual, design interior e exterior, uniforme dos funcionários, entre outros.
Como gerar o padrão da loja de conceito?
Como adiantamos anteriormente, se você tem uma loja de autopeças que comercializa lacre de segurança, por exemplo, o ambiente e as formas de atendimento precisam conversar com a exigência do segmento, no entanto, buscando inovação e diferenciamento da concorrência.
Logo, é preciso buscar por objetos e adereços que trazem esse algo a mais, além de adotar comportamentos engajadores e que venham a surpreender o cliente.
Os termos de uma loja de conceito não estão somente na decoração e na forma como a empresa atua para gerar valor e agradar seus clientes, esse conceito também busca por inovação na apresentação de marca dentro das redes, e é disso que falaremos no próximo tópico.
O marketing e a loja de conceito
Para mostrar ao cliente que a empresa está investindo em uma loja de conceito, também é preciso fazer com que a propaganda chegue a ele de forma diferente e inovadora.
Logo, se você tem uma loja que faz projeto de instalações elétricas, por exemplo, contar com profissionais publicitários, web designers e Copywriting é fundamental para criação de uma loja de conceito para o mercado, seja produzindo conteúdo publicitário ou renovando a web page da empresa para receber melhor os clientes.
Resumo sobre o que é uma loja de conceito
Esse é o fim do nosso artigo e buscando resumir melhor os critérios de uma loja de conceito deve adotar, precisamos realçar a importância das seguintes características:
- Exposição diferenciada de valores de marca;
- Customização do ambiente;
- Inovação na forma de atendimento;
- Decoração atrativa;
- Serviços personalizados;
- Propaganda inovadora
- Webpage renovada
- Interatividade com o consumidor.
Esperamos que esse artigo venha a ajudar sua trajetória na criação de uma loja que se torne referência no segmento. Se gostou do conteúdo compartilhe para ajudar mais pessoas e nos siga para outras dicas de gestão empresarial.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.