Se você já foi em um restaurante fast food e aceitou aumentar a batata por mais 1 real, ou até mesmo já comprou um produto somente porque estava escrito “leve mais por menos”, então você já foi alvo do upsell.
Essa estratégia é utilizada para promover produtos e serviços e aumentar as vendas de um negócio. Além disso, ela está se tornando cada dia mais popular, visto que muitos clientes se sentem mais satisfeitos com os produtos, quando veem o seu custo-benefício.
Por isso, o upsell se tornou uma excelente oportunidade para vender produtos e serviços por um preço maior e aumentar a receita da empresa. Se essa técnica for feita de maneira correta, é possível melhorar seus resultados empresariais e ainda reter mais clientes!
A técnica upsell é mais utilizada normalmente no setor de comércio ou alimentação. No entanto, até mesmo se você tiver uma indústria de chapa de acrílico, é possível aplicá-la e gerar resultados positivos nas vendas.
E neste post, nós vamos explicar todos os detalhe do upsell e mostrar algumas formas de aplicar essa técnica em seu negócio. Continue nos acompanhando!
O que é upsell?
O termo upsell pode ser traduzido como “vender a mais”. Basicamente, essa técnica se consiste em aumentar o valor final de uma compra, gerando mais vantagens tanto para o vendedor, quanto para o comprador.
Em outras palavras, é como se você criasse uma oportunidade para que seu cliente adquira uma maior quantidade de produto, por um custo-benefício ainda melhor.
Por exemplo: imagine que você queira comprar um rachador de lenha para fazer suas atividades profissionais. Primeiro, você vê o produto sendo vendido por 500 reais.
Porém, depois o vendedor te oferece um segundo rachador de lenha por mais 200 reais. Você percebe que vale a pena gastar mais para adquirir um novo produto por um menor preço?
Assim, se você realmente está interessado no produto, você opta pela opção mais cara, que por sua vez, tem um maior custo-benefício.
O mesmo também vale para combos de comida, produtos de limpeza e até mesmo serviços inclusos em um pacote de eventos. Tudo depende do objetivo da empresa e de quanto ela poderá vender o produto por meio do upsell.
Como aplicar a técnica upsell?
O primeiro passo para aplicar a técnica upsell é conhecer bem o seu público. Ofereça apenas algo que terá certeza que será útil e valioso para os seus clientes.
Além disso, na hora do vendedor utilizar a técnica upsell, é importante ele apresentar as vantagens de forma clara e que chame a atenção do cliente. Procure mostrar as razões pelas quais é muito melhor investir na opção mais cara.
Também é essencial que você não utilize o upsell com vários produtos e serviços ao mesmo tempo.
Se você presta serviços de tratamento de efluentes, por exemplo, uma dica é montar pacotes com preços diversificados e aplicar o upsell na opção que seja mais chamativa.
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o upsell, o que acha de aplicar essa técnica agora mesmo e ter sucesso? Gostou do nosso post? Conta pra gente!