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O que é o Inbound Marketing e como utilizá-lo na minha empresa?

O que é o Inbound Marketing e como utilizá-lo na minha empresa?

O Inbound Marketing vem revolucionando a maneira de se fazer marketing. Atualmente ele é a estratégia que apresenta os melhores resultados e por isso é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Saiba nesse artigo o que é Inbound Marketing e conheça sua origem e principais técnicas.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, é um conjunto de estratégias de marketing digital que visam atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes. Diferente do marketing tradicional, conhecido como Outbound Marketing, no Inbound Marketing as empresas não vão atrás de clientes e “forçam” a venda de produtos ou serviços, mas exploram diferentes canais online, como blog e redes sociais, visando ser encontradas.

Origem do Inbound Marketing

O Inbound Marketing surgiu em 2006 a partir da Hubspot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e Vendas. Nessa época o comportamento dos consumidores estava em transformação e antigas formas de se fazer marketing, como banners em sites e propagandas de TV e rádio, não faziam mais sentido, pois não davam mais o resultado esperado. Nesse momento os fundadores da Hubspot criaram o Inbound Marketing, pensando em novas táticas para atrair o público certo e crescer em vendas.

Processo do Inbound Marketing

O grande sucesso do Inbound Marketing nas empresas acontece devido ao seu processo de operação. Esse processo tem 4 etapas:

1- Atrair: a primeira etapa do Inbound Marketing é responsável por conseguir tráfego qualificado para os canais digitais. Nessa etapa usuários da internet se tornam visitantes através de conteúdos relevantes disponibilizados em diversos canais online.

2- Converter: a segunda etapa tem como objetivo conseguir converter o máximo dos visitantes em leads. Ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda;

3- Vender: depois de nutrir os leads gerados com mais conteúdos relevantes, é preciso avaliar aqueles que estão no estágio certo e concretizar a venda;

4- Encantar: depois que a venda é realizada, parte do objetivo do Inbound é alcançado, mas ele não acaba por aqui. Agora começa uma nova jornada que visa transformar esse cliente em um promotor da marca.

Principais estratégias de Inbound Marketing

Aqui separamos as principais estratégias que agências de Inbound Marketing utilizam, de acordo com cada etapa do processo de operação:

1 – O objetivo da primeira etapa é atrair visitantes. O importante aqui não é a quantidade de visitantes, mas sim a qualidade dos visitantes. Para conseguir visitantes propensos a se tornar leads, é preciso investir numa boa estratégia de marketing de conteúdo. Aqui vale a pena criar conteúdo de qualidade em site e blog, todos otimizados para SEO, e também realizar um bom gerenciamento de redes sociais, fundamental para espalhar conteúdo e fortalecer a marca.

2- Depois de fazer usuários da internet se tornarem leitores do seu site ou blog e seguidores das suas redes sociais, chegou a hora de convertê-los em leads, ou seja, em potenciais clientes. Aqui pode-se utilizar landing pages (páginas de conversão), formulários e outras ferramentas que gerem conteúdo, mas com um poder maior de persuasão.

3- Depois de atrair as pessoas certas e convertê-las em leads, chegou a hora de transformá-las em clientes. Nessa etapa são importantes ferramentas de marketing e vendas. A própria Hubspot possui diversos softwares, como o Hubspot CRM e o Marketing Hub, que ajudam nesse processo.

4 – Como dito anteriormente, a venda concretizada não é o fim do processo de Inbound, mas sim a chance de tornar o cliente um leal promotor da marca. Nesse momento um pós-venda excelente deve ser oferecido. Utilize blog, redes sociais e newsletter para enviar com regularidade mensagens e conteúdos relevantes. O importante aqui é que esses conteúdos sejam específicos para as necessidades dos clientes e que mostre uma real preocupação.

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