O merchandising é um termo que é dito constantemente, que no entanto, poucos empreendedores sabem exatamente do que se trata e como implantar.
A principal característica do merchandising é praticar e executar técnicas com o intuito de impulsionar as vendas e melhorar a exposição da marca/produto, seja numa loja física ou na plataforma da web.
Entre os benefícios dessas ações estão:
- Aumentar o número de vendas;
- Incentivar o público consumidor;
- Aumentar os níveis de satisfação;
- Valorizar o visual do local;
Foi pensando em explicar melhor sobre o conceito de merchandising e apresentar dicas de como implantar em seu negócio, é que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Quer saber mais sobre merchandising? Então venha conosco e confira.
Planejamento e exposição
Não importa qual é o segmento que sua empresa opera. Pode ser uma loja têxtil ou uma indústria especializada em instalar racks para servidor. Nesses setores que são tão distintos, é necessário trabalhar com planejamento e exposição do produto/serviço para seu público-alvo.
Para executar o planejamento de forma correta, é preciso conhecer a fundo quem é o seu cliente, por isso é preciso traçar a persona.
Em outras palavras, a persona é aquele cliente que você precisa impressionar, que a sua marca precisa capturar e mostrar que é a melhor. Ele certamente atua em determinado segmento, tem determinados costumes e frequenta certos tipos de lugares.
Trabalha com merchandising em diversas frentes
Tendo criado o perfil do seu cliente, saiba que ele está presente em vários lugares e é por isso que o seu merchandising precisa estar exposto em lojas físicas, nas feiras e eventos da indústria e também no ambiente digital.
Lembre-se que, mesmo que você seja do setor industrial e forneça serviços especiais como o projeto de instalações elétricas, por exemplo, é pela web que a outra empresa/cliente encontrará a sua.
Crie um padrão visual da sua marca e produto
O merchandising tem o intuito de chamar o cliente e impressionar à primeira vista. Se você estiver decorando uma loja do varejo ou sua página da web, é importante criar um padrão estético para conversar com sua marca.
Esse padrão vai significar muito, pois ele caracteriza a construção de uma identidade entre cliente, empresa e mercado.
Observe que diversas marcas famosas têm um padrão estético em suas propagandas, tanto na televisão como no ambiente digital.
Faça o mesmo com sua empresa, independente das frentes que esteja trabalhando. A estética visual é a apresentação da marca e o merchandising valoriza diretamente o branding marketing de sua empresa.
Faça promoções constantes
As datas festivas são excelentes oportunidades de trabalhar com merchandising, pois a empresa pode criar promoções e incentivar o público a consumir o produto.
Uma das datas mais comuns de consumo é a Black Friday, sendo uma excelente oportunidade para empresas de todos os setores fazerem ofertas aos clientes.
Isso serve tanto para um restaurante, como para uma empresa da engenharia civil especializada em impermeabilização de lajes, por exemplo.
Crie as metas para sua empresa
Trabalhar com merchandising significa expor um produto e alcançar as vendas desejadas em determinado período.
Crie metas para atingir, seja um período de exposição ou para o consumo de época. Não recomendamos fazer a mesma ação de merchandising por muito tempo, pois o mercado pede inovação seja qual for o setor.
Com essas dicas você terá melhores resultados em suas ações de merchandising. Esperamos que esse conteúdo lhe ajude a se planejar melhor. Se gostou do tema compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing empresarial.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.