O Sebrae desenvolveu uma série de dicas de educação financeira com foco nos temas: Relacionamento Bancário, Financiamentos junto a instituições e clientes e renegociação de dívidas e cadastro positivo.
Neste post, as dicas são para você saber o que é importante na hora de negociar.
1-RESTRIÇÕES:
Verifique se não há restrições em seu nome ou de sua empresa. Há serviços oferecidos pelos bureaus de crédito que ajudam a controlar essas consultas.
2-PROGRAMAS DE INCENTIVO:
Linhas de financiamento vinculadas a programas de incentivo costumas ser mais adequadas para os empresários, mas variam de um banco para outro.
3-LINHA ESPECÍFICA:
Se procurar o banco para acessar uma linha específica que só ele oferece, e por acaso ela esteja indisponível, verifique as outras alternativas, mas não deixe de compará-las com outros bancos.
4-SERVIÇOS ADICIONAIS
A sua empresa não precisa controlar um serviço adicional sob a alegação de que linhas de financiamento serão mais facilmente aprovadas. O fortalecimento do relacionamento bancário é importante, mas deve ser feito com produtos e serviços que a sua empresa realmente precisa.
5-CET:
Procure saber qual o custo efetivo total da operação (CET) e compare essa informação entre os bancos.
6-CONTRATOS:
Leia atentamente os contratos dos produtos e serviços utilizados para saber o que você irá contratar, quais são os seus direitos e seus deveres.
7-DÉBITOS E CRÉDITOS:
Fique atento aos lançamentos que são feitos na sua conta corrente e verifique se são devidos. Tire as dúvidas com o gerente, isso demonstra que você faz a gestão financeira dos seus negócios.
8-TAXAS DE JUROS:
Se perceber que as taxas de juros estão caindo no mercado e sua empresa já tiver uma operação de crédito contratada, procure renegociá-la com o banco, ou se necessário, com outros bancos, que podem “comprar” a sua dívida.