Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que a indústria cosmética diz sobre os mitos da acne?

O que a indústria cosmética diz sobre os mitos da acne?

Você sabia que a acne não é considerada uma doença? Mas sim uma condição que ocorre quando os folículos da pele entopem por causa do acúmulo de oleosidade e de células mortas. O resultado desse processo vai desde o surgimento de espinhas e cravos até caroços doloridos, com pus e avermelhados. 

Não por acaso, o tratamento para acne, em qualquer estação do ano, consiste na utilização de cosméticos para limpeza e remoção da oleosidade, sujidades e tecido morto. Quando a acne é mais grave, o profissional dermatologista poderá indicar medicamentos tópicos e orais. 

Mitos e verdades sobre acne

Agora que você sabe o que é acne, é hora de conhecer os principais mitos e verdades sobre ela, e o que a indústria cosmética afirma sobre essa situação dermatológica. 

  • O sol piora a acne – Mito e Verdade

Por si mesmo o sol não tem o poder de piorar a acne. Na verdade, por fortalecer o sistema imunológico, os banhos de sol colaboram para que o organismo se mantenha saudável. Porém, a exposição ao sol também pode aumentar a oleosidade da pele e é aí que está o problema. 

Se sua pele já é oleosa, a tendência é que ela produza mais óleo sob o sol, mas isso não significa ser preciso fugir do astro rei. A dica é preferir tomar o sol da manhã ou do final da tarde e aplicar protetores solar com efeito seco, que inibem a produção de oleosidade e não entopem os poros; 

  • Lavar muito o rosto melhora a acne – Mito

É comum que pessoas que têm pele mais oleosa lavem muito o rosto para evitar o acúmulo da oleosidade, porém isso pode causar um efeito rebote e aumentar ainda mais a produção de óleo, pois a pele irá “renovar” o estoque de óleo o tempo todo. 

O ideal é lavar o rosto pela manhã e antes de dormir apenas. Durante o dia vale a pena investir em cremes e sérum para o rosto com pele oleosa a fim de torná-la menos oleosa e mais opaca. Especialmente no verão, evite usar maquiagem por longos períodos para não fechar os poros;

  • Posso manchar a pele ao tomar sol com a acne inflamada – Verdade

A hiperpigmentação ocorre quando a inflamação, que tem cor avermelhada, se oxida em virtude da exposição solar e é muito comum quando há presença de acne. Neste caso, o mais indicado é tomar sol antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, apenas. 

Por fim, para evitar danos à pele com acne deve-se aplicar protetor solar com fator de proteção acima de 30 e quando for à praia ou à piscina mantenha-se à sombra, principalmente quando a exposição ao sol se der por longos períodos. 

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados