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O poder do marketing de influência

O poder do marketing de influência

O Brasil é o país dos influencers digitais, de acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen, são cerca de 10,5 milhões de influenciadores com pelos menos mil seguidores nas diferentes plataformas, entre as principais, Instagram, TikTok e YouTube, esse número tão alto se deve justamente a popularidade dessas figuras na atualidade, 52% dos brasileiros presentes na internet seguem pelo menos, um influencer digital em suas redes. 

Mas mais do que seguir, as pessoas costumam acompanhar e até mesmo virar fãs desses influenciadores, esse é um mercado que movimentou globalmente cerca de US$ 16 bilhões de dólares em 2022, e a tendência é que continue crescendo cada vez mais, e com toda essa popularidade, temos justamente a expansão do que chamamos de marketing de influência. 

Esse é um conceito de marketing que mira, justamente, fechar parcerias com influenciadores para divulgar um produto, a marca em si ou o serviço de uma empresa como a modernização de elevadores, mas por mais que os influencers estejam em alta, fazendo do envolvimento com o marketing algo tão positivo e interessante?

No texto de hoje, iremos falar tudo sobre o grande poder do marketing de influência, como ele impacta o mercado de marketing e como ele pode ser determinante para as empresas, bora conferir? Então vamos lá!

Marketing de influência, o que é?

Marketing de influência é um termo que tem ganhado cada vez mais força dentro do mercado, para quem não conhece, esse é um conceito que se refere na parceria entre uma empresa e um influenciador digital, a marca fecha um acordo para que esse profissional realize a divulgação dos seus produtos e serviços alcançando diretamente a sua audiência. 

Sendo assim, podemos resumir o marketing de influência como uma estratégia que utiliza uma pessoa com um alto engajamento nas mídias sociais para divulgar a sua marca, sendo quase que como o “rosto” da sua empresa dentro das redes. 

Sabe quando você está passando os stories e se depara com um influencer fazendo a chamada “publi” de algum produto ou serviço? Isso é o marketing de influência, é quando o influenciador divulga uma marca no seu próprio perfil, falando sobre o produto e o serviço diretamente para seus seguidores. 

Quem são esses influenciadores digitais?

Por mais que seja um termo bastante popular, os influenciadores digitais ainda são uma verdadeira incógnita para muitas pessoas, mas quem não conhece, essa é uma nova profissão que aborda pessoas que possuem uma grande influência dentro das mídias sociais. 

Podemos enquadrar esses influencers como pessoas que consegue influenciar, modificar e incentivar o comportamento massivo de um grande público, sendo uma pessoa pública capaz de impactar diretamente a rotina, os pensamentos e até mesmo os gostos dos indivíduos. 

Influenciador é aquele que influencia, que tem voz ativa e possui uma boa quantidade de pessoas na qual ele consegue conversar e mostrar seu ponto de vista, existem influenciadores digitais de todos os estilos, desde aqueles que falam sobre temas nichados como futebol ou games, até mesmo os influencers que mostram a sua rotina desde ligar o seu purificador de ar portátil para a hora de dormir. 

Todo o poder do marketing de influência em números

Os influencers, em geral, já fazem parte do cotidiano dos usuários, cerca de 86% dos brasileiros já sabem o que essa expressão significa e 40% deles tem até mesmo o seu influenciador digital preferido, aquele que sempre acompanha nas redes sociais e não perde nenhum conteúdo postado. 

Mas o seu poder pode ser muito maior do que apenas seguidores, de acordo com pesquisas, 44% dos usuários confiam plenamente na opinião dos influencers sobre um produto ou uma marca, ou seja, se aquele influenciador falar algo, existe uma grande chance do público concordar devido a sua alta credibilidade e poder de influência. 

Além disso, 56% estão dispostos a comprar um produto ou consumir um serviço indicado pelo influenciador, sendo que apenas 27% se incomodam com o fato dele realizar a chamada publicidade paga. 

Sendo assim, podemos observar que grande parte das pessoas está sujeito a consumir uma marca, dar uma chance para um produto ou serviço de forma única e exclusiva pela recomendação do influencer, mostrando o quanto o marketing de influência pode ser impactante. 

Quais os benefícios do marketing de influência?

Ter um influenciador digital divulgando a sua marca sem dúvidas é um grande diferencial na atualidade, esses influencers conseguem construir uma grande audiência e ter um público extremamente fiel ao seu lado, que acompanha seus passos, gostam daquilo que eles postam e são assíduos em relação às suas escolhas. 

Sendo assim, adotar o marketing de influência significa se apresentar para uma nova audiência, aumentando a sua visibilidade, fortalecendo o reconhecimento da sua marca, e promovendo a sua máquina de corte a laser usando um rosto conhecido do público, que transmite confiança e responsabilidade. 

É possível impactar essas pessoas de maneira efetiva, com uma alta probabilidade de conversão, com um diálogo mais limpo e uma divulgação muito mais sólida sobre o seu produto, afinal, os influencers possuem uma enorme credibilidade. 

Por que investir nessa estratégia?

Atualmente, investir no marketing de influência faz total diferença para determinar o bom desempenho do seu negócio, o primeiro ponto é que essa acaba sendo uma estratégia com um ótimo custo-benefício, isso porque até mesmo influenciadores pequenos, que possuem de 10 mil até 100 mil seguidores, já possuem um público fidelizado no qual você pode abordar. 

Eles conseguem influenciar as pessoas e os usuários confiam neles, como uma relação de troca mútua, isso faz com que a sua marca já tenha uma vantagem perante a concorrência já que está sendo indicada por determinado influencer. 

Ter um rosto conhecido e parceiro auxilia a sua jornada gerando impacto, causando uma ótima impressão e também chegando em uma audiência enorme, todos os seguidores do influencer conhecerão sobre seu produto e seus serviços, o que te traz um mundo enorme de possibilidades. 

Coloque tudo na peneira vibratória, compreenda o impacto causado e o poder que um influencer tem sobre seu público, e veja o quanto essa estratégia pode ser efetiva e definitivamente, uma das melhores para a sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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