Você já ouviu isso mil vezes, o mundo mudou. A pandemia fez com que isso ficasse absurdamente claro, mas essas mudanças já vem acontecendo a um bom tempo. O trabalho foi um dos campos das relações humanas que mais sofreu alterações nos últimos anos e, ao que tudo indica, essas mudanças estão apenas começando. Vivemos em um mundo considerado VUCA. Essa é uma sigla em inglês que significa volátil, incerto, complexo e ambíguo. A priori isso pode parecer não ter a ver com você, mas na verdade a forma de gerir os negócios e consequentemente as pessoas mudou para sempre e você, como empreendedor, precisa ser o capitão a navegar nessas águas do novo mundo.
As certezas e a capacidade de “prever” o futuro não existem mais. Por isso os planos precisam ser cada vez mais flexíveis e considerar que o mercado pode mudar muito em muito pouco tempo. Também as pessoas podem aprender, crescer e trocar de foco ou de profissão muito rapidamente.
Na área de pessoas isso quer dizer que cada vez mais é preciso trabalhar com as pessoas como o ativo mais valioso da empresa. Seu talento e engajamento compõe o diferencial que poderá fazer com que seu navio afunde em mares ainda não navegados ou prospere em direção a grandes oportunidades inexploradas.
Fonte:Mundo VUCA: Significado, exemplos e impacto nas organizações