Você já ouviu falar em PDV, PDR, PDX? Sabe o que eles significam e como se relacionam? Sabe que passar de um para outro pode modificar o seu negócio em uma era em que o consumidor busca experiência, conveniência e serviços?
Primeiro, vamos entender as siglas: PDV refere-se ao ponto de vendas; PDR, ao ponto de relacionamento; e PDX, ao ponto de experiência.
O perfil do novo consumidor e o mercado atual exigem que o ponto de vendas evolua e se transforme em um ponto de experiência, atendendo às demandas e aos desafios que o público-alvo traz. A conveniência de comprar on-line, fortalecida pela pandemia, intensificou alguns hábitos do consumidor, que tem novas expectativas em relação às lojas físicas. Estas deixaram de ser meros pontos de venda para serem espaços de contato e relacionamento com o cliente, por isso é cada vez mais comum que ofereçam entretenimento, serviços e tecnologias. Esses recursos podem transformar um simples PDV em um espaço de convivência, lifestyle e lazer, tornando a experiência da compra mais interessante e prazerosa e possibilitando a criação de conexões emocionais.
Com esse mesmo objetivo, algumas marcas fazem o caminho inverso: do on-line para o off-line, ou seja, lojas que surgiram no mundo virtual hoje investem em lojas físicas (lojas-conceito) como forma de encantar o cliente e fidelizá-lo. Esses estabelecimentos oferecem experiências sensoriais (aromas, música, iluminação, decoração, cantinho do chá/café, degustações), serviços (retirada do produto comprado on-line na loja física, áreas destinadas a pets, áreas destinadas a crianças, áreas para uso de internet), entretenimento (eventos, workshops, cursos), atendimento personalizado (conforme os dados do seu cliente), uso de tecnologias, experiências omnichannel, promoções e outras facilidades. Desse modo, as possibilidades para uma loja física como experiência para o consumidor são muitas, e as palavras de ordem são inovação e criatividade.
Infográfico
Quer saber mais sobre como encantar o seu consumidor? Leia os outros artigos da série O futuro do varejo, faça os cursos que disponibilizamos nos links abaixo e, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Saiba mais:
Curso WhatsApp Comunicação e relacionamento com seus clientes
Compreenda as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados ao adotar ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.
Curso Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor
Entenda o que é inteligência comercial, siga o passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.