O seminário O Futuro do Setor de Serviços, que ocorreu no Sebrae Nacional no dia 6 de dezembro, ofereceu conhecimento técnico e prático, além de uma visão panorâmica da inovação dos serviços no Brasil e no mundo.
Alice Guidi, diretora da Cielo, a 5 º maior em vendas entre os cartões, iniciou o evento explicando um pouco sobre o sucesso da empresa e sua gestão de 3.200 colaboradores, além da qualidade no atendimento ao seu público-alvo. A empresa cresceu com muita rapidez e a inovação no seu serviço consistiu na junção de todas as bandeiras de cartão em uma só máquina, a qual atende ao varejo de forma mais simples e eficiente. Além de oferecer qualidade e rapidez na manutenção das máquinas, oferece um atendimento quase imediato a problemas técnicos. Assim, a empresa achou seu grande diferencial pelo qual a empresa tem se destacado e tornado líder em vendas. A comunicação massiva também foi uma estratégia bem utilizada pela empresa para a difusão do seu diferencial.
A DHL Express expôs como a empresa está posicionada no mercado como uma empresa de transporte rápido e seguro. A logística para a exportação de produtos é o seu maior diferencial e, para que cumpra sua missão, possui equipamentos de ponta e funcionários extremamente qualificados.
Em um terceiro momento houve a palestra do professor Dr. Klaus Peter, que abordou sobre conceitos de inovação e sua aplicabilidade na Alemanha. Sua pesquisa se baseou em dados comparativos sobre empresas que se inovaram em serviços. Dr. Peter enfatizou que produtos inovadores não são somente caracterizados pela tecnologia e características físicas, mas contemplando também procedimentos inovadores. “Conhecer o produto pronto e depois entender seu processo é o principal ponto do sucesso de um serviço ou produto inovador.” disse.
Durante o seminário, também fomos presenteados com a palestra à distância do professor Ian Miles, da Manchester University, do Reino Unido. Com muita didática, ele enfatizou e explicou conceitos de serviços, marketing e de inovação. “Soluções inovadoras muitas vezes não são replicadas”, disse o professor. “Muitas das vezes os profissionais tem ideias de soluções inovadoras, aplicam aos seus clientes, mas não replicam.”
A rede de laboratório LabForte, o laboratório Ghanem, e a Aplysia apresentaram suas soluções inovadoras. Um ponto em comum a todas elas foi a excelência em atendimento ao cliente como solução inovadora. A ética, a transparência, a motivação e o treinamento aos seus funcionários foram soluções que deram certo e fizeram dessas empresas destaques no mercado.
Dados estatísticos, teoria e exemplos de serviços mostraram como inovar e se destacar não necessariamente passa pelo uso da tecnologia, mas pelo procedimento. Vale refletir sobre os conceitos expostos e replicar suas soluções às micro e pequenas empresas.
Alessandra Mendes Durante, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae