Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Número de empreendedores no Brasil diminui em 2021

Número de empreendedores no Brasil diminui em 2021

O empreendedorismo pode ser definido como o ato de criar novos negócios ou a implementação de ideias inovadoras, capazes de provocar mudanças em organizações já existentes. Com a crise econômica, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, vários brasileiros tiveram a motivação necessária para correr atrás da criação de seus próprios negócios. No entanto, estudos apontam que o empreendedorismo no Brasil teve uma ligeira queda nos últimos anos, apesar de que a abertura de seu próprio negócio continua sendo um dos principais sonhos dos brasileiros.

Atualmente, o maior sonho do brasileiro é o de abrir seu próprio negócio. Pelo menos é o que aponta um estudo organizado pelo Instituto Locomotiva, que em janeiro de 2022, apresentou dados acerca dos principais desejos dos brasileiros. Segundo a instituição, 27% dos entrevistados apontam a abertura de sua própria empresa como seu principal sonho. Em seguida, em segundo lugar, aparece o desejo da casa própria, com 26% das respostas. Empatados, em terceiro lugar, aparecem os sonhos de estudar e de viajar.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, aponta que a pandemia de Covid-19 incentivou a procura pelo empreendedorismo. Em entrevista para o G1, Meirelles justificou que, com a crise econômica, a perspectiva das pessoas mudou, e as vantagens do empreendedorismo passaram a ser evidenciadas. O dirigente salientou que empreender não é uma tarefa fácil, mas durante o auge da crise, tornou-se mais claro que ter sua própria empresa confere alguns benefícios, como não correr risco de ser mandado embora, não estar subordinado a alguém, fazer sua própria jornada de trabalho, entre outros.

Outro estudo do Sebrae aponta dados semelhantes acerca dos sonhos dos brasileiros. O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborado pela organização e divulgado em 2022, entrevistou cerca de 2 mil pessoas da faixa etária entre 18 e 64 anos. O levantamento mostra que 46% dos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. No entanto, a abertura do próprio negócio é apenas o terceiro lugar no ranking dos maiores sonhos, ficando atrás de viajar e de adquirir a casa própria.

Uma informação relevante presente no relatório é a do número de empreendedores atualmente no Brasil. Em 2021, o número de empreendedores no país não conseguiu passar de 43 milhões, uma pequena queda em comparação com os dados de 2020, ano em que o número de empreendedores passou de 44 milhões. Em 2019, antes da pandemia, o número de empreendedores brasileiros era de 53,4 milhões de pessoas.

O GEM também traz à luz o perfil do empreendedor brasileiro. Dos empreendedores iniciantes, 47% possuem ensino médio completo, enquanto 28,5% possuem ensino superior completo, a maior taxa de empreendedores graduados desde o ano de 2013. Carlos Melles, diretor do Sebrae, lembra que, quando os empreendedores acumulam mais anos de estudo, é mais provável o empreendedorismo por oportunidade e a realização de planejamentos e projetos, processos que são fundamentais para aumentar a chance de êxito.

A elaboração de um plano de negócios é parte fundamental para a criação de seu próprio negócio. Caso seu sonho seja abrir sua própria empresa, você pode tomar uma bebida rica em cafeína para ajudar na concentração e traçar seu planejamento, que deve conter informações detalhadas sobre o ramo de mercado, quais são os produtos e serviços oferecidos, o perfil de seu público-alvo, quem são os potenciais concorrentes e seus fornecedores e, também, os pontos fortes e fracos desse negócio. Um bom planejamento ajuda na elaboração de estratégias, definindo os objetivos e o caminho a ser seguido, o que consequentemente diminui os riscos da operação.

You must login to add a comment.

Posts relacionados