Atualmente, vender maquiagem se tornou essencial para as empresas do ramo cosmético. Os batons, sombras, delineadores, iluminadores e outros diversos produtos estão no orçamento da maioria das pessoas.
E após a liberação do uso da máscara e volta dos encontros sociais e trabalho presencial, o mercado da estética voltou a crescer em 2022 e, para quem vende maquiagem, é um ponto positivo.
Vale a pena vender maquiagem?
Mesmo com a inflação alta e o preço mais alto de produtos, as pessoas encaram os cuidados pessoais como essenciais e apresentam muitas possibilidades para quem tem loja de cosméticos.
Essa fidelidade reflete na alta de 6,5% nas vendas do setor de janeiro a março de 2022, em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a categoria de cabelos teve alta de 10% e a maquiagem de 18%.
Além disso, não é apenas a venda de maquiagem que cresce, segundo o levantamento da consultoria de varejo Euromonitor International, o faturamento dos salões de beleza cresceu de 5,5% no Brasil em 2021, com a retomada das atividades presenciais.
De acordo com especialistas do ramo, o setor em geral está retomando lentamente. Higiene pessoal tem certa estabilidade porque as pessoas não deixam de fazer, já produtos para olhos e boca, que caíram na pandemia, estão voltando bem.
Diversas empresas, inclusive, já estão trazendo um portfólio de novidades de vendas de maquiagem, além de produtos para cuidados com a pele e perfumes.