Não Gosto dos Amigos do Meu Filho, o que fazer?
Ser mãe, ou pai, de uma criança é um sentimento maravilhoso. Ver seu filho crescer, brincar, se divertir, e fazer amigos. Amigos que muitas vezes vão conviver na nossa casa, vão estar junto da nossa família.
Existe até estudos dizendo que a criança atinge a maturidade mais rápido quando se tem muitos amigos. Porém muitos amigos, sempre existe aquele que temos menos afinidade.
Às vezes aquele amigo já fez algumas bobagens que não concordamos, fazer bullying com as crianças, falar palavrão ou simplesmente não vamos com a cara dele.
Quando isso acontece, muitos pais ficam com as mãos atadas, sem saber muito bem como agir. Aqui vamos te ajudar a resolver esse problema. Portanto, continue lendo!
Como falar isso com o meu filho?
Existem muitas maneiras de se comunicar com o seu filho sobre assuntos delicados. Principalmente se for sobre os amigos dele, o que é algo que ele valorizam.
Faça Perguntas
Tente entender melhor a amizade do seu filho com essa pessoa. Perguntas como: O que você acha do fulano de tal? Como se conheceram? Como é a amizade de vocês? São extremamente importantes para entender que tipo de sentimentos o seu filho tem com aquela pessoa.
Não fale mal da outra criança
É muito fácil falar “Eu não gosto do bruninho!” porém isso vai magoar o seu filho, e o pior, não vai resolver as coisas, então não faça isso!
Crianças são como esponjas e as vezes não entendem o sentido da coisas. Se eles ouvirem claramente que você não gosta do bruninho (amigo de mentira que não gostamos) eles vão entender que não podem mais ver ele e isso vai criar problemas.
Tente enfatizar os momentos de tensão
Se você como mãe observar algum comportamento estranho, pergunte a eles, tenta entender como eles se sentem.
Por exemplo: “O Bruninho só fala com você para pedir algo, o que você acha disso?” ou “Você gosta do apelido que o Bruninho te chama?”
Essas são todas perguntas que vão fazer seu filho pensar e refletir sobre. Assim, ele mesmo vai tirando conclusões de todos esses episódios.
É você fazer o seu filho enxergar o que você enxergar, porém sem falar nada para ele.
É dificil? É sim, mas ser mãe é ter paciência, é só assim que vamos ensinando eles.