Pessoas entre 18 e 34 anos passam mais tempo vendo vídeos on-line do que assistindo TV – quase 50% a mais. Somente no YouTube, usuários de todo o mundo assistem a 3 bilhões de vídeos por dia e sobem mais de 48 horas de vídeo por minuto.
Parece muito? Pois a tendência é que isso cresça em uma taxa sem precedentes. Atualmente, os vídeos utilizam 40% de todo o tráfego da internet e devem exceder 91% em 2014, de acordo com as previsões da Cisco – líder mundial em redes para a internet.
Essa nova realidade traz oportunidades em toda a cadeia do mercado de conteúdo audiovisual, incluindo a mixagem sonora.
É importante observar que os consumidores também estão aceitando cada vez mais anúncios em vídeo na web, como demostrado pelo aumento das taxas de conclusão de vídeo: são medições que identificam o percentual de usuários que assistem a um vídeo até o final.
Pesquisas mostram que as métricas de um anúncio on-line em vídeo são melhores que as métricas do mesmo vídeo em uma inserção na TV. Anúncios on-line podem ser pagos por visualização, pois permitem aos usuários fechá-los quando não quiserem assistir; assim, os anunciantes pagam apenas quando eles forem vistos. Os anunciantes compram atenção e compromisso, não apenas posicionamento, enquanto os usuários escolhem aquilo que lhes é relevante. Isso é chamado de TrueView, anúncios de vídeo que podem ser executados em centenas de parceiros de conteúdo do YouTube.
Quanto mais benfeito e bem-acabado (incluindo a mixagem) for um vídeo, maior é o número de espectadores atraídos. Inclusive, vídeos com duração entre 10 e 15 minutos tiveram um crescimento de visualizações de 101% da audiência, gerado pelo aumento de produções mais sofisticadas e webseries.
Estudo do Itaú Unibanco indica que a Copa do Mundo da FIFA 2014 deve beneficiar toda a economia, com a ampliação de 1,5 ponto percentual no produto interno bruto (PIB) e a geração de cerca de 250 mil empregos no período de três anos (2011 a 2014). A elevação de investimentos em decorrência do megaevento, especialmente nos estados-sede, passa a demandar mais bens e serviços, com especial destaque para o setor de serviços e produtos audiovisuais profissionais, que vêm acompanhados do trabalho de mixagem sonora.
Com a vinda da Copa do Mundo da FIFA 2014, os investimentos no país chegarão a R$ 47 bilhões, com estimativa de retorno indireto de R$ 137,7 bilhões. São esperados 600 mil visitantes estrangeiros.
Cada turista (interno ou externo) que se movimenta pelo país necessita de informações, indicações sobre roteiros, itinerários, restaurantes, pontos turísticos, escala de jogos, dentre outras informações. Boas oportunidades estão nas cidades-sede. Pode-se gravar uma série de depoimentos em bairros com potencial turístico ou gastronômico para veiculá-los em pontos estratégicos via QR Code. Ao recolher memórias, impressões e sugestões, monta-se um guia de divulgação local, uma narrativa de cada lugar. Cada produto gerado é algo que deve ser mixado, preparado para ser ouvido de forma adequada no ambiente divulgado.
Em plena era digital criam-se oportunidades que antes não existiam. A indústria do audiovisual, acompanhada do trabalho de mixagem sonora se reinventa com o uso de novas tecnologias. As empresas que estão na vanguarda desse movimento têm grandes oportunidades com a Copa do Mundo da FIFA 2014. Para aproveitar cada uma delas de maneira adequada é preciso estar atento ao manual da entidade, o qual descreve as linhas gerais para uso de marcas oficiais do megaevento (tanto para publicidade quanto para promoção e meios de comunicação em geral).
A Copa do Mundo da FIFA 2014, portanto, coloca à frente dos empreendedores do setor de mixagem sonora uma grande oportunidade de crescimento do seu negócio. A demanda pelos produtos audiovisuais terá um aumento considerável, uma vez que marcas, empresas, personalidades e entidades públicas querem se aproveitar da audiência para se destacarem no seu respectivo mercado de interesse.
Como saber mais?
Acesse o Portal Sebrae 2014, clicando aqui: Ideias de Negócios Mixagem de Som em Produção Audiovisual
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