Com a internet, as fronteiras se expandiram e o reflexo disso chegou ao mercado. Uma empresa que há pouco tempo atrás vendia apenas para o seu bairro ou cidade hoje pode vender para qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
Mas toda mudança traz desafios, e no caso foi criar uma forma que possibilitasse ao cliente pagar pelo produto ou serviço remotamente. Com isso surgiu o pagamento digital.
Pagamento digital é todo pagamento que é feito pela internet, por meio de uma transação bancária ou por cartões de crédito, que permite ao cliente a comodidade de pagar pelo pedido independentemente de onde estiver, e ao empresário a segurança do recebimento.
Ao se criar uma loja virtual, é preciso instalar um sistema de pagamento digital. Para tanto, a empresa tem três opções para implantá-lo: contratar um desenvolvedor, um serviço de gateway de pagamentos ou um serviço de soluções de pagamento online, que é a mais recomendada para a pequena e média empresa.
Instalado o sistema eletrônico de pagamento, o consumidor já pode comprar – e pagar – pelo produto ou serviço escolhido. O pagamento pode se dar de diferentes formas: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito.
Para saber mais, leia a íntegra da cartilha Meios de Pagamento Digitais, elaborada pelo Sebrae Nacional.