A tecnologia tem sido cada vez mais usada como ferramenta de apoio, tanto para o consumidor, quanto para as empresas, facilitando a comunicação com o público, permitindo um atendimento personalizado e ajudando na criação de estratégias para conquistar consumidores. Por meio dos espaços virtuais, a marca consegue atingir mais pessoas, além de trabalhar em diferentes frentes para garantir seu espaço no setor.
Mesmo com a reabertura gradual de lojas e centros comerciais, as vendas em plataformas online se mantiveram em alta, resultando na chegada de novos consumidores por diferentes motivos. Segundo o estudo “Relatório Setores do E-commerce”, realizado pela Conversion, agência de performance & SEO, os mecanismos de busca e as redes sociais têm um grande nível de influência sobre os clientes, levando à compra.
Para 62,43% dos entrevistados, o principal canal que resulta na compra de produtos pela internet é o Google e outros buscadores. O Instagram fica em segundo lugar (46,45%), seguido pelo Facebook (46,15%). Outro indicativo interessante é a importância da indicação de amigos/conhecidos (31,95%) e da opinião de outras pessoas (26,92%) para a realização da compra, destacando o peso que a fidelização dos atuais clientes têm sobre possíveis compradores.
Ter conhecimento sobre os principais canais de influência para os consumidores é essencial na criação de estratégias direcionadas, fazendo com que os produtos e serviços cheguem aos possíveis clientes com mais facilidade. Além disso, os resultados da pesquisa – realizada com 935 brasileiros, a partir de 18 anos, no final de julho – deixam claro como as redes sociais estão ganhando espaço como canais de influência, substituindo os meios considerados tradicionais, como a televisão, o e-mail e os materiais impressos, que, apesar de se manterem na lista, são citados por um menor número de compradores.
Fidelizando o cliente
Fidelizar o cliente vai além de garantir uma única venda, mas fazer com que o consumidor se mantenha engajado com a marca, recomendando o serviço para outras pessoas e fechando novas compras no futuro. Oferecer uma experiência positiva em todas as etapas da jornada do cliente – desde o contato prévio até o atendimento pós-compra – são fatores que fazem toda a diferença.
Outro ponto que colabora, tanto na conquista de novos clientes, quanto na fidelização de quem já realizou a contratação do serviço, é o cuidado com o atendimento ao cliente, que deve ser feito de maneira cuidadosa e competente por diferentes canais. As redes sociais têm sido cada vez mais usadas como canal de comunicação entre marcas e pessoas, e podem ser uma ferramenta muito útil na resolução de dúvidas, oferecimento de promoções e na criação de um atendimento personalizado, essencial no processo de fidelização do cliente.
Como mostrado na pesquisa realizada pela Conversion, manter um público engajado pode resultar na recomendação do produto ou serviço para mais pessoas, sendo um investimento a longo prazo muito positivo para a marca.