A empresa deve entender as necessidades de seus consumidores e qual a sua relevância para eles a fim de humanizar a marca.
Por Joselma Carvalho*
De acordo com alguns analistas de mercado, o Século XXI será a era das incertezas, da quebra de antigos paradigmas e um século fortemente influenciado pela mídia. No setor de Marketing, as empresas terão que entender como seus consumidores se sentem e qual a relevância dos negócios na vida de seus clientes.
Nova tendência, as áreas de marketing das empresas se dedicarão em humanizar as suas marcas. O objetivo é criar produtos que gerem experiências únicas na vida de seus clientes. Para isso, é preciso esquecer os padrões atuais, e parar de tentar apresentar apenas resultados de vendas por meio da medição do impacto das campanhas publicitárias.
As marcas estão entrando no cotidiano dos consumidores e se tornando algo relevante na vida deles, por isso os consumidores respondem muito melhor às mensagens transmitidas. A clientela passa a ser atingida por uma série de intervenções que modificam seu cotidiano, além das informações emitidas pelas mídias tradicionais.
As empresas devem ficar atentas a essas mudanças e parar de fazer apenas pesquisas de satisfação. Se quiserem gerar afinidade com as suas marcas, devem ter consciência de que não existem formas de se medir sentimentos!
* Joselma Carvalho é da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.