(Crédito da foto: Freepik)
O mundo digital se expandiu e aumentou o contato entre empresas e seus públicos online. Com a necessidade de estar mais presente no online, até mesmo as pequenas empresas precisaram se posicionar nos canais digitais, seja nas redes sociais ou em seu próprio site, por exemplo. Por isso, a área de marketing digital ganhou destaque.
Para atuar com marketing digital é necessário ser um profissional qualificado e, entender de, pelo menos, uma de suas vertentes. Ou seja, o marketing digital engloba muitas áreas de atuação. Veja abaixo alguma das que mais se destacam:
Social media: responsável por cuidar das redes sociais. Contudo, um social media pode ser voltado para a parte de conteúdo escrito (comunicação e redação), design das postagens e/ou atendimento (contato com os clientes que surgem via chat ou comentários). Por isso, a parte de social media pode contar com diversas áreas de atuação, inclusive um profissional voltado para analisar métricas e desempenho das mídias sociais.
SEO: responsável por posicionar seu site de forma orgânica nas páginas de busca, como o Google, por exemplo. Para isso, esse profissional precisa entender de Conteúdo e dominar ferramentas para análises de posicionamento e analytics.
Mídia paga: responsável por criar e coordenar campanhas pagas das mídias digitais, como redes sociais e Google, por exemplo. Este profissional acompanha a performance do site, acessos e conversões obtidas.
Por isso, quem deseja atuar como freelancer para ter uma renda extra ou até mesmo trabalhar integralmente com marketing digital deve conhecer ao menos uma dessas vertentes, visando um único objetivo: gerar vendas ao seu cliente. Busque manter-se atualizado com cursos e conteúdos de qualidade da área do marketing digital. Além disso, converse com outros profissionais da área.
Lembre-se: esta área é ótima para conseguir mentoria e se aperfeiçoar cada vez mais. Por isso, faça bom uso do seu tempo.
Como oferecer seus serviços em marketing digital?
Com seus conhecimentos teóricos, é hora de buscar clientes e colocar o que sabe em prática. Para isso, busque atualizar seu perfil no LinkedIn, focando suas especializações no marketing digital para atrair pessoas que buscam profissionais no seu perfil para contratar como freelancer. Além disso, esteja presente nos marketplaces de serviços, como o FreelaWeb, e demais plataformas de freelas.
Crie os anúncios dos serviços específicos que você deseja ofertar. Neste momento, você deve ser seu próprio consultor de marketing digital. Por isso, escreva boas descrições dos serviços, precifique de maneira adequada e esteja disposto para responder possíveis contratantes que te chamarem.
Redação: Alice Bachiega