CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Marketing cultural: conheça as empresas que aplicam e tiveram sucesso

Marketing cultural: conheça as empresas que aplicam e tiveram sucesso

Muito se tem falado sobre a importância do marketing cultural nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma ferramenta que não tem apenas como objetivo gerar bons resultados para marcas e empresas, mas também fortalecer a relação com o público-alvo. 

No entanto, quando uma empresa inicia um plano de marketing bem elaborado, a expectativa é conquistar bons retornos a curto prazo. Porém, para que isso realmente aconteça, é fundamental contar com as funcionalidades e benefícios do marketing cultural. 

O marketing cultural abrange todos os processos de uma marca. Em uma empresa de 

cilindro hidráulico, por exemplo, o processo vai desde a criação do produto até as ações em cima dele.

Mas, diferente do marketing tradicional, o seu foco é entregar algo a mais ao consumidor que, nesse caso, é a cultura. 

Pensando na importância desta ferramenta em um mercado tão competitivo, preparamos este post. Nele, você verá o que é marketing cultural e 3 exemplos de empresas que utilizam essa estratégia e tiveram sucesso. Continue lendo e confira!

O que é marketing cultural? 

O marketing cultural é caracterizado por todas as ações que utilizam a cultura para promover um produto, serviço ou até mesmo a imagem de uma marca. Para isso, é necessário estudar os hábitos, comportamentos e preferências do público-alvo. 

Dessa forma, embora a grande parte das estratégias do marketing sejam implementadas a fim de obter bons retornos financeiros, o marketing cultural não se limita apenas a isso, uma vez que ele ajuda a empresa a ter um diferencial competitivo. 

Além disso, o marketing cultural contribui com o sucesso de uma marca, fazendo com que ela construa um bom relacionamento com o cliente e, por consequência, fique um passo à frente da concorrência.

Vale lembrar que essa estratégia é vantajosa para qualquer empresa, até mesmo em nichos, como empresas de sistema de combate a incêndio.

Essa modalidade de marketing é relativamente nova, teve início na década de 90, embora tenha passado a ser utilizado nos últimos anos como uma forma de fortalecer a imagem de empresas e marcas no mercado. 

Empresas que usam o marketing cultural

Por último e não menos importante, levantamos a seguir 3 empresas que são referências quando o assunto é a aplicação do marketing cultural.

Se você tem um comércio, empresa de construção civil, indústria de molde de injeção de plástico, entre qualquer outro negócio, não deixe de obter as melhores referências com essas empresas do mercado! Confira:

1. Coca-Cola

Que a Coca-Cola é reconhecida por ser o refrigerante mais consumido do mundo não é uma novidade, certo?

Mas, além dessa tradição, ela é famosa por suas campanhas que pregam aquilo que todos nós desejamos: a felicidade.

No entanto, a marca também faz investimentos frequentes em eventos e entidades culturais.

No Brasil, o mais conhecido é o Festival de Parintins em que, inclusive, a companhia chega a adotar a cor azul por conta dos bois-bumbá. 

2. Banco Itaú 

Não tem jeito: o Banco Itaú é uma referência quando o assunto é marketing cultural. A marca tem investido tanto nesse tipo de estratégia, que ganhou uma área exclusiva chamada Itaú Cultural. 

Em resumo, o Banco Itaú realiza as mais variadas ações culturais voltadas á parte cultural brasileira, trazendo todo o legado do país.

3. Ambev

A Ambev é conhecida por ser uma das maiores produtoras de cerveja do país e por atuar muito bem com o marketing cultural.

A marca Skol, por exemplo, é uma das referências por conta das apresentações artísticas representando a Skol Beats, assim como a Stella Artois que patrocina o Brasil Open de Tênis, o torneio mais antigo da modalidade. Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 2 )

  1. Empreenda no ramo de alimentaçao. Acesse: https://marmitafitcursos.com

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga