CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Marketing B2B e B2C: tudo que você precisa saber

Marketing B2B e B2C: tudo que você precisa saber

Quando você se aprofunda no mundo das relações públicas e do marketing, há duas siglas que ouvirá com frequência – B2B e B2C. Mas o que eles significam exatamente?

O que significa a sigla B2B?

B2B significa business to business. Isso significa que uma empresa tem como alvo outras empresas para vender seu produto ou serviço. O que isso significa em termos de marketing? 

B2B

Todo o marketing deve ter como alvo empresas, e não indivíduos, pois a pessoa que compra os produtos o fará em nome da empresa. Por exemplo, o marketing B2B seria relevante para uma empresa de limpeza que lida especificamente com espaços comerciais.

O que significa a sigla B2C?

B2C significa business to consumer. Isso significa que uma empresa tem como alvo consumidores individuais. Portanto, a estratégia de marketing muda para a de B2B – elas precisam ser aplicadas às pessoas, e não às empresas. Um exemplo de quando o marketing B2C seria relevante é um corretor de imóveis que vende para o público em geral.

Nota: O que significa B2C

É importante fazer essa distinção, pois a estratégia de marketing que você cria depende muito de para quem você está fazendo marketing.

Como a compra B2B é mais complicada, envolvendo muito mais pessoas que precisam concordar nas decisões de compra, o marketing tem que se adequar a toda a empresa. Mesmo se houver alguém encarregado de comprar, pode haver alguém acima dele assinando todas as compras que fizerem, o que significa que ambos terão que concordar.

Em uma situação B2B, obter o conhecimento do que o produto oferece também é crucial – as empresas precisam acreditar que este produto melhorará a empresa e, por sua vez, aumentará os lucros. 

O bom marketing mostrará que o produto ou serviço economiza tempo, dinheiro e recursos. As empresas que estão sendo vendidas geralmente entendem a terminologia complexa e o jargão do setor, portanto, seu marketing pode utilizá-los.

Em comparação, o marketing B2C terá como alvo as pessoas que terão menos tempo para consumi-lo. Eles querem entender facilmente e sentir uma conexão com a empresa. 

O jargão funcionará contra você no marketing B2C, pois a maioria do seu público não será especialista na área. Freqüentemente, os consumidores apreciarão um tom mais informal. Ao contrário das empresas, os consumidores costumam comprar com base nas emoções. Portanto, o marketing B2C deve se concentrar em apelar para essas emoções e provar que o produto ou serviço pode melhorar a vida do consumidor.

Pode não parecer a maior distinção, mas é importante, no entanto. Os hábitos de compra desses dois grupos são muito diferentes e, portanto, a maneira como eles estão marcados deve refletir isso. 

Ao entender por que alguém está comprando seu produto ou serviço, você pode comercializá-los com eficácia e, em última análise, obter um lucro melhor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Gabriel LafetaBoas respostas

Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia. Meu site: https://www.gr3web.com.br

Me siga