A Associação Franquia Sustentável – Afras – é o braço de responsabilidade social e sustentabilidade da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Desde junho de 2005, o papel da associação é sensibilizar, mobilizar e capacitar o empresariado para a inserção e fortalecimento de práticas sustentáveis e responsabilidade social na gestão dos negócios realizados no franchising.
As atividades da Afras se respaldam na visão dos potenciais clientes para as franqueadoras. Com foco nesse público (candidatos a franqueados) que a Associação realizou uma enquete na qual comprovou que, na dúvida entre duas franquias com investimento e retorno similares, sendo uma sustentável e a outra não, 94,3% dos candidatos optariam pela marca sustentável.
De acordo com o gerente de sustentabilidade da Afras, a resposta que se buscou com o levantamento era se uma marca sustentável tem mais chances de expansão que as outras. Veja no gráfico como o resultado foi positivo.
Para franqueadores a questão, se não é relevante, deveria ser. Porque de um lado existe a preferência do interessado em uma franquia na marca sustentável e de outro a expectativa do consumidor em relação às ações de responsabilidade social das marcas brasileiras. Veja:
A expectativa do consumidor foi medida pela GfK/Akatu 2012 – no estudo “Rumo à sociedade do bem estar”.
Você avalia a sustentabilidade da sua marca?
Um grupo de trabalho, coordenado pela Afras e pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e com a participação de marcas do franchising, construiu indicadores de responsabilidade social foco no franqueador.
O objetivo é orientar as empresas em um processo de auto-avaliação e planejamento, incentivando a inclusão de uma nova ferramenta de gestão e estimular a reflexão sobre Responsabilidade Social Empresarial como meio de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável e de adequar-se às novas exigências do mercado.
Os indicadores setoriais Ethos-ABF-Afras tratam das especificidades do setor de franchising e se você ainda não avalia a sustentabilidade de sua marca, conheça o questionário, disponível na página da Afras, clicando aqui.
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