No intuito de oferecer mais garantias referente a procedência dos alimentos consumidos pelos brasileiros, o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou alguns programas de combate à fraude que serão aplicados na cadeia produtiva de produtos vegetais.
As ações abrangem desde a rastreabilidade até a certificação e conta com apoio de instituições públicas e da iniciativa privada, desde que estas estejam atreladas a ações de pesquisa e à produção agropecuária.
Além da proteção ao consumidor, as ações visam preparar o setor privado para exportação de produtos de origem vegetal, bem como, o combate ao comércio de produtos fraudados e a valorização da indústria brasileira de alimentos.
Saiba quais são os programas:
- Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal;
- Programa Nacional de Qualidade de Produtos de Origem Vegetal;
- Programa Nacional de Monitoramento, Rastreabilidade e Certificação
- Programa de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade
Fonte: Alimentos Online. Disponível em: https://www.alimentosonline.com.br/index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7688. Publicado em 10/05/2022, por Patrícia Távora.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.