Há alguns anos atrás, para fabricar uma série de produtos, como cimento queimado branco em massa, por exemplo, era necessário grande esforço da mão de obra, além de tempo e muitas máquinas e equipamentos.
No entanto, hoje em dia, para a produção do mesmo produto, além dos processos serem totalmente otimizados, há muitas ferramentas que fazem com que o resultado final tenha mais qualidade e ainda seja entregue em um prazo adequado para os clientes.
Ou seja, o aumento da quantidade de ferramentas que automatizam serviços e processos foi crescente e espontâneo.
Por conta das inovações tecnológicas, hoje em dia é possível realizar trabalhos de maneira mais rápido e ágil, o que aumenta consequentemente a produtividade e a precisão.
Uma das vertentes responsáveis por essa conquista foi o chamado machine learning. Essa ferramenta transforma a produtividade de uma empresa e é focada na automatização. Se interessou?
Então nós vamos explicar todos os detalhes sobre o assunto. Saiba mais sobre isso em nosso post!
Afinal, o que é o machine learning?
O termo machine learning pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”. De forma básica, ele é uma das principais vertentes da inteligência artificial, que por sua vez, se trata da criação e implantação de dispositivos que realizam uma série de processos sem a necessidade de intervenção humana.
O machine learning
O aprendizado de máquina ou Machine Learning, como normalmente é chamado, é uma vertente da inteligência artificial.
O sistema da ferramenta machine learning é capaz de analisar uma grande quantidade de dados e informações por meio das estatísticas aplicadas, utilizando seus algoritmos para encontrar padrões entre as informações.
E é por meio desses padrões que o machine learning consegue aprender coisas sozinhas, o que ajuda a prever respostas sozinhas e diminuir as chances de erro.
Um dos maiores diferenciais do machine learning é que a sua leitura e atualização são automáticas. Isso significa que não é necessário modificar ou alterar a programação do sistema.
O próprio machine learning realiza todas as modificações necessárias e se torna mais adaptável de acordo com as informações recebidas.
Para uma alpinismo industrial, por exemplo, o machine learning pode oferecer informações relevantes para a empresa e insights precisos e que podem gerar diferenciais competitivos, inspirações e mudanças em suas estratégias.
O que é a inteligência artificial?
Como dissemos, o machine learning é uma das vertentes da inteligência artificial. Por sua vez, defende a possibilidade de identificar padrões em dados, automatizando a construção de modelos analíticos que diminuem, cada vez mais, a necessidade de intervenção humana na tomada de decisões.
Imagine como é um processo de fabricação de moinho de milho: com a inserção da inteligência artificial neste processo, é possível ter o mínimo de mão-de-obra e ainda conseguir um serviço mais preciso e com mais rapidez, agilidade e qualidade, tudo isso sem intervenção humana.
Agora que você já sabe sobre o que se trata o machine learning e suas funcionalidades, o que acha de adotar essa ideia inovadora em seu negócio? Gostou do nosso post?