A pandemia revolucionou a forma como as pessoas consomem, optando por solicitar a compra diretamente por um aplicativo, ao invés de se dirigir até uma loja física para realizar a transição. E apesar da crise sanitária ter passado, os reflexos dessas mudanças continuam a permear todo o comércio.
Isso se reflete nos números. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), com a Neotrust, as vendas online, somente no ano de 2020, apresentaram um crescimento de 73,88% no território brasileiro.
Essa é uma prova que ainda existe espaço para abrir uma loja virtual no Brasil, e com um custo de investimento baixo. Para isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar neste caminho.
Selecione o nicho em que você quer trabalhar
Isso é importante, porque, ao definir um público-alvo, você consegue direcionar melhor os seus gastos e investimentos, e ainda vai conseguir investir em outros pontos que também merecem a sua atenção e que não devem passar despercebidos. Mas para saber exatamente onde aplicar sua atenção, é necessário que você…
Desenvolva um plano de negócios
Pode parecer complexo, mas ele é essencial para saber exatamente o caminho que vai ser preciso trilhar para chegar ao seu objetivo. Ele vai permitir que você explore o mercado em que você quer atuar, os pontos fortes e fracos do seu negócio, e assim trabalhar dentro destes parâmetros.
Escolha uma plataforma para o seu negócio
Atualmente, existem várias plataformas onde você pode hospedar o seu site para poder vender de forma mais eficiente, sem precisar gastar muito, e ainda conta com os benefícios que ela vai te oferecer. Muitas vezes, não tem nem custo adicional.
Crie o seu site
Ele não precisa ser chamativo, com vários elementos e cores fortes, mas precisa cumprir bem o seu papel, que é converter os usuários em clientes, fazendo com que eles adquiram os produtos da sua página.
Tenha formas diferenciadas de oferecer o seu produto
Se você já seguiu todos os passos acima, agora tem uma boa visão do seu público, os pontos fortes e fracos da sua empresa, uma plataforma e um site para trabalhar, então agora é o momento de você pensar no diferencial que será oferecido para os clientes.
Isso não precisa ser nada complexo nem elaborado; pode ser um layout mais interativo do seu site, ou até mesmo um prazo de entrega mais curto do que o dos concorrentes. O preço baixo acabou se tornando somente um atrativo para os clientes, uma experiência única, porque é isso que vai mantê-los fiéis ao seu negócio.