Em entrevista para In-cosmetics João Carlos Basílio, presidente executivo da ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, falou sobre cenários, desafios e projeções do mercado de HPPC que apesar dos de ter enfrentado muitos desafios em decorrência da pandemia de Covid-19, foi um dos poucos que apresentou resultados positivos no primeiro trimestre de 2022 com uma balança comercial de U$14,4 milhões.
Abaixo, os destaques, apontados por João Carlos Basílio:
– O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de HPPC do mundo e busca o objetivo de nos tornar o terceiro. O setor brasileiro de HPPC é um setor de oportunidades, competitivo e que inova muito.”
– Aumento dos preços de matérias-primas e a inflação crescente tornam o cenário mais desafiador para o setor HPPC em 2022.
– Inovação é o caminho para transformar os desafios em oportunidades e a indústria brasileira de HPPC tem caminhado positivamente neste sentido.
Tendências
– Aceitação, autocuidado e inclusão. A busca pelo amor-próprio impulsiona a felicidade. As pessoas buscam por produtos que elevam sua identidade e as inspiram a ser a sua melhor versão. As empresas estão investindo em tecnologia e inovação para oferecer esse cuidado de forma cada vez mais personalizada.
– O setor de HPPC é consciente da necessidade de trabalhar sustentabilidade, isso se intensifica cada vez mais em frentes de trabalho como: processos, produtos, embalagens, relações com fornecedores, clientes e consumidores. A economia de baixo carbono é um movimento que veio para ficar.
– As empresas devem investir ainda mais na atualização do ambiente digital para atender e atrair os consumidores 60+ cada vez mais digitalizados.
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Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC
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