O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o crescimento do seu negócio e engloba todas as áreas da empresa. Por isso é muito importante ter ele em mãos logo no início do ano.
Mas o que realmente é um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico corresponde a uma das etapas da gestão do seu negócio. É fazendo um bom planejamento que podemos estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, conseguindo organizar e direcionar as tarefas, tornando muito mais simples todo o processo dentro da empresa.
É no planejamento estratégico que definimos as prioridades, concentramos energia e recursos e fortalecemos operações. Ele representa um processo eficaz que vai te ajudar a entender o cenário e quais as ações necessárias para chegar onde deseja. Pode ser demorado, mas vai ser muito vantajoso para todos, conheça abaixo alguns benefícios:
- Alinhamento da comunicação: veja todos os pontos de vista e converse sobre o planejamento com seus funcionários;
- Minimizar os riscos: depois de identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, você enxerga o que sua empresa faz bem e as áreas em que ainda precisa melhorar;
- Aumentar a produtividade: ao envolver todos no planejamento, eles recebem um senso de responsabilidade que pode ajudar a aumentar a produtividade.
Ferramentas para o planejamento estratégico:
- Balanced scorecard (BSC): É um sistema de suporte à tomada de decisão e de auxílio à gestão estratégica. O objetivo da ferramenta é materializar os objetivos das empresas como, por exemplo, ser líder de mercado, e para isso, é necessário fazer análises mais profundas do negócio e olhar a empresa de forma mais estratégica. Ou seja, você terá um diagnóstico importante e completo para tomar decisões.
- Método SWOT: É essencial verificar quais são os pontos fortes e de melhoria, e o método swot vai te ajudar nisso. Ele é formado por quatro quadrantes, nos quais analisamos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, é possível fazer o planejamento estratégico do negócio.
Quer saber mais sobre o método SWOT e como aplicá-lo? Vem conferir esse vídeo sobre essa ferramenta essencial: AQUI
Planejamento estratégico de marketing:
As suas estratégias na área de marketing também são muito importantes para compor o seu planejamento estratégico, mas sempre deve estar alinhado aos objetivos macro da empresa que você já definiu com as ferramentas anteriores.
E para criar seu planejamento, você deve conhecer bem o mercado, seus clientes e concorrentes.
Passos para criar seu planejamento de marketing:
- Analise o mercado que seu negócio está inserido;
- Conheça bem seu público-alvo;
- Conheça e analise a sua concorrência;
- Defina quais são seus principais objetivos;
- Defina as melhores estratégias para alcançar os objetivos;
- Faça um Brainstorm com sua equipe;
- Crie um calendário para as ações de Marketing;
- Aproveite as sazonalidades, e fique atento às oportunidades;
- Estipule o orçamento para as ações;
- Monitore o comportamento dos clientes;
- Monitore o desempenho de todas as ações executadas;
Kit de Planejamento estratégico 2022:
Já pensou em quão prático seria ter um kit de planejamento prontinho pra você? A vhsys montou um kit mega especial para ajudar o seu planejamento estratégico com materiais totalmente gratuitos pra você!
Nele você vai ter:
- Análise SWOT;
- Definição de metas;
- Criação de personas;
- Cronogramas;
- E muito mais
Vem saber mais e baixar o seu kit de planejamento estratégico 2022 .
Na prática:
Depois de todo esse planejamento, vamos colocá-lo em prática?
Para isso você pode criar um calendário e um plano de ação para deixar tudo bem organizado e é muito importante ficar atento às datas e prazos estipulados. Conforme os objetivos forem sendo concluídos é essencial avaliar os resultados caso algo precise de ajustes.
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