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Inbound Marketing: o que é e melhores práticas

Hoje vamos falar de Inbound Marketing.

Quando falamos em marketing hoje em dia, impossível não pensarmos em redes sociais e no profissional de consultoria de SEO.

Elas são uma ótima ferramenta para a venda de produtos e para criar engajamento.

Diante disso, o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, consiste em um conjunto de estratégias muito utilizado por várias empresas.

Conforme as redes sociais foram surgindo, incluindo o WhatsApp, o conceito tradicional de publicidade sofreu modificações.

As empresas precisaram se reinventar e criar mecanismos para atrair o cliente.

É aqui que entra o conceito de Inbound Marketing.

Nele, a empresa primeiramente atrai o cliente e começa a criar uma relação com ele.

Comparado com o marketing tradicional, esse modelo é algo mais complexo e profundo.

O objetivo final não é simplesmente vender o produto, mas mostrar para o cliente que ele precisa do seu serviço.

Assim, uma estratégia é bem-feita faz com que o cliente procure a empresa e não o contrário.

Diante desse universo de possibilidades, o app mensageiro chegou com tudo para revolucionar esse mercado.

O aplicativo é uma ótima forma para a empresa estreitar os laços com seu público-alvo, aplicando esse recurso.

Então, a seguir saiba mais sobre o Inbound Marketing no WhatsApp.

Inbound Marketing e WhatsApp: qual a relação?

O objetivo do aplicativo, nesse caso, é aproximar a marca do cliente.

E, quando falamos em marca, não estamos falando do produto em si.

Em um primeiro momento, a empresa busca fortalecer a marca e depois apresentar mais detalhes do produto.

O WhatsApp é uma ferramenta que pode ajudar nesse caso.

Nela, é possível fazer lista de transmissões para compartilhar promoções e outras informações com seu público-alvo.

Mas o segredo do negócio não é transmitir para todo mundo ao mesmo tempo.

Antes, é preciso “convidar” o cliente para entrar na sua casa, digamos assim.

Para isso, siga essas dicas:

  • Mostre que sua empresa está no WhatsApp;
  • Mostre receptividade e chame seu público-alvo para o aplicativo;
  • Divulgue seu número e enfatize que sua empresa possui atendimento personalizado;
  • Por fim, instale o botão de WhatsApp Marketing no site de sua empresa.

Se você seguir todos esses passos, provavelmente os clientes irão até você naturalmente.

E isso já é uma estratégia de Inbound Marketing!

Como o Inbound Marketing no WhatsApp pode me ajudar?

Essa estratégia de marketing no WhatsApp pode te ajudar de várias formas, incluindo:

  • Atrair clientes em potencial;
  • Melhorar o processo de vendas como um todo;
  • Aumentar a visibilidade e confiança na sua empresa/marca;
  • Disponibilizar conteúdos que fazem a diferença para o cliente (sem aquele famoso “mais do mesmo”;
  • Diminuir o custo para atrair clientes (afinal, o WhatsApp é grátis, tanto para você quanto para seu cliente. Estima-se também que o Inbound Marketing chega a ser 60% mais barato que o marketing tradicional).

As melhores práticas desse modelo de marketing

Pensando no sucesso da estratégia como um todo, as melhores práticas de Inbound Marketing envolvem:

  • Atrair: a proposta da sua empresa precisa ser clara, objetiva e sem enrolação. Priorize os diferenciais do seu negócio e como ele pode ajudar o cliente. Assim, sempre divulgue seu WhatsApp em estratégias orgânicas e pagas. Se o cliente tiver interesse, ele precisa ter em mãos um canal rápido e fácil de comunicação. E existe algo mais eficiente que o WhatsApp?
  • Converter: a conversão do cliente ocorre quando ele se dá conta que precisa do seu serviço. E como você vai mostrar isso para ele? Então, conheça seu público-alvo, seus anseios e objetivos. Assim, a conversão vem de forma natural;
  • Relacionar: um cliente em potencial pode não querer fazer a compra naquele momento. Isso é normal. Dessa forma, mesmo que a venda não ocorra de imediato, mantenha uma relação com ele. Os resultados sempre aparecem;
  • Vender: o processo de vendas pode iniciar no próprio WhatsApp e não significa o final, muito pelo contrário. É o início de uma relação duradoura com o cliente;
  • Analisar: após a venda, continue mantendo uma relação com o cliente e demonstrando que ele é importante para você. Faça pesquisas e saiba se ele ficou satisfeito. Caso contrário, procure saber o que houve de errado.

Considerações finais sobre o assunto

Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair o cliente em primeiro lugar.

Dessa forma, fazendo com que ele entre em contato com sua empresa e não o contrário.

E uma maneira de fazer isso é usando o WhatsApp.

Porém, a estratégia precisa ser clara e com todas as etapas bem definidas.

Então, antes de lançar uma campanha, tenha definido:

  • Público-alvo (incluindo persona e perfil do cliente);
  • Tipo de campanha;
  • Duração dela;
  • Redes em que ela será veiculada;
  • Objetivo da campanha (em números, bem especificado).

Fazendo isso, o WhatsApp pode ser um grande impulsionador da sua campanha, atraindo potenciais clientes e estreitando a relação com eles.

Então, se você tem uma empresa, invista nesse tipo de marketing e utilize todos os recursos que o WhatsApp oferece.

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