“Se agora está assim agora, imagina na Copa!” Quem não já ouviu esta frase ultimamente?! Está tão popular no Brasil que, em dois dias, eu a ouvi três vezes e até descobri um vídeo na internet que a utiliza como carro-chefe.
É fato que os problemas de infraestrutura há muito assustam a todos que vivem em grandes cidades, como é o caso das 12 escolhidas para sediar o Mundial de Futebol em 2014. Os gargalos relacionados aos aeroportos, à mobilidade urbana, hospedagem e mão-de-obra qualificada nos levam a questionar se o País realmente estará pronto para receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros que devem circular pelas sedes que receberão os jogos.
Por conta da Copa do Mundo FIFA 2014, mais de R$ 33 bilhões serão investidos em infraestrutura e construção ou reforma de equipamentos de turismo. Segmentos de alimentação, comércio e serviços terão aumento expressivo na quantidade de demandas, e isso é só uma parte dos ganhos para a economia brasileira.
Se avaliarmos os dois lados da moeda, é possível enxergar oportunidades, seja por conta dos gargalos, seja por conta do movimento de governos e grandes empresas.
Capacidade inovativa da MPE
Em minha opinião, estaremos preparados sim, e muito disso será mérito das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais, que possuem capacidade de rapidamente colocar ideias em prática e podem auxiliar na solução de problemas, pelo menos durante o mundial.
Nesse sentido, inovar é fundamental! Será por meio da inovação que os empresários brasileiros, sempre criativos, mostrarão ao mundo que aqui as coisas acontecem, e bem. Isso é o que está em jogo afinal: mostrar para o mundo que estamos trabalhando para que o legado da Copa do Mundo FIFA no Brasil não se restrinja ao período dos jogos, mas que tenha reflexo permanente.
Há inúmeros modelos de negócios brasileiros inovadores: no segmento de transportes, destaque para a bicicleta movida a água; o e-Táxi é exemplo de prestação de serviços diferenciados; e o Cama e Café é alternativa de hospedagem.
Os empreendedores brasileiros devem explorar as tendências para inovar. Uma dica é aproveitar os 85 mil voluntários que não serão utilizados pela FIFA, mas que estão desde já vivenciando um pouco do Mundial.
Copa das Confederações
Já no próximo ano, o mercado ficará aquecido para empresários das seis cidades que receberão a Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), evento de teste para o torneio do ano seguinte e que também pode servir de preparação para empresas que estejam situadas nesses locais.
A copa do Mundo FIFA 2014 vai acontecer no Brasil. As oportunidades por conta disso estão aí. A mídia já começou a mudar a pauta para mostrar aos brasileiros que é possível lucrar com a realização do megaevento no País. E a sua empresa, vai inovar para aproveitar as oportunidades ou não vai marcar esse gol?
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Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.