Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Holding familiar: como implementar o gerenciamento de negócios da família

Holding familiar: como implementar o gerenciamento de negócios da família

A administração de bens é uma atividade bastante complexa, sobretudo quando há um grande número de unidades. Para consolidar e facilitar o gerenciamento de suas propriedades, muitas famílias adotam a criação de uma holding familiar. Esse modelo de empresa traz uma série de vantagens para famílias que possuem muitos bens, transferindo muitas das responsabilidades para uma pessoa jurídica. Confira quais são as características desse tipo de empresa e quando elas são vantajosas de serem criadas para proteger seu patrimônio.

 

A holding familiar é um tipo de empresa dedicada exclusivamente à administração de bens e propriedades de um grupo familiar. Ao retirar as responsabilidades de pessoas físicas e repassá-las para uma pessoa jurídica, o gerenciamento dessas unidades é feito de uma maneira muito mais eficaz e produtiva, em vista que prevalecem os interesses acordados em contrato e as decisões são tomadas para a prosperidade do patrimônio.

 

A família que decide formar uma holding familiar deve decidir o modelo de negócio que deseja adotar, geralmente uma sociedade. Assim, todos os membros que fazem parte do projeto participam como sócios, e o contrato de fundação da companhia pode incluir cláusulas de proteção como a de inalienabilidade, impenhorabilidade, incomunicabilidade e de reversão. Esses critérios, quando bem definidos, têm como objetivo proteger o patrimônio de interferências que não forem permitidas em contrato e eliminam a falta de responsabilidade ou má gestão individual. 

 

Uma holding familiar possui custos elevados para sua criação e para se manter ativa, portanto ela não é indicada para todas as famílias. Suas vantagens podem ser melhor percebidas quando um grupo familiar possui um vasto patrimônio, como propriedades,  empresas e investimentos, fazendo com que a composição desse modelo de negócio proteja o capital conquistado ao longo dos anos de problemas no futuro, facilitando a perpetuação do patrimônio.

 

Outra vantagem desse tipo de negócio está no planejamento financeiro. Como todos os bens são centralizados e administrados por uma mesma companhia, é possível alinhar diretrizes e ações visando o sucesso dos mesmos. Ainda, impede que pessoas interfiram nos negócios sem a aprovação de um conselho de acionistas.

 

Além disso, o modelo de holding familiar, por se tratar de uma pessoa jurídica, pode ter benefícios tributários. Assim, os membros da família podem pagar menos impostos por suas propriedades e continuar com a situação do imóvel regularizada, sem cometer o crime de sonegação.

 

Outra vantagem é a maior facilidade com que é feito o planejamento sucessório. Os acionistas da holding familiar podem incluir no contrato seus desejos de transferência da herança, evitando processos longos e demorados de avaliação de espólio, partilha de bens e brigas motivadas por isso.

Para aplicar esse modelo de gestão de bens, entender melhor o que é holding e como preparar seu patrimônio para ele, é preciso consultar um advogado que tenha boas noções de direito empresarial, patrimonial, sucessório e tributário ou até mesmo um contador, para que o processo seja mais rápido e seguro, garantindo seu sucesso.

You must login to add a comment.

Posts relacionados