O setor de TI é um dos mais promissores e essenciais para o desenvolvimento e a competitividade do país, já que suas soluções inovadoras perpassam todos os setores da economia.
Escolher atuar no mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC), no Brasil, é participar de um setor no qual, historicamente, os investimentos vêm crescendo a uma média de 10% ao ano, o que representa o dobro da média mundial.
Somente no ano de 2012 o mercado de TIC movimentou aproximadamente US$ 212 bilhões, sendo US$ 100,5 bilhões em comunicações e US$ 111,5 bilhões em TI, o que o coloca na quinta posição mundial em relação a faturamento.
Para 2013 a expectativa é a de que o mercado brasileiro mantenha o ritmo histórico de crescimento e que até o ano de 2022 ocupe a terceira colocação no ranking mundial, perdendo somente para os Estados Unidos e a China.
A atividade que consiste no planejamento do projeto, desenvolvimento, implantação, treinamento, acompanhamento pós-implantação, manutenção e suporte de soluções de gestão, com foco no segmento de transporte, é um desses segmentos promissores para empresas de TI.
Essas empresas desenvolvem soluções que visam apoiar os clientes na gestão plena de seus empreendimentos, incluindo soluções tanto para a gestão corporativa do empreendimento (ERP, BI, CRM, SCM, RH etc.) quanto para a gestão específica do negócio: gestão de frota, cálculo de custo de frete, gestão de agendamentos, controle de documentos de viagem emitidos, entre outros.
Produtos e serviços demandados
A TI na gestão de empresas do setor de transportes é, sem dúvida, um diferencial competitivo. As soluções demandadas pelo segmento podem ser classificadas em soluções de negócio e soluções corporativas. As de negócio são aquelas estritamente relacionadas com a natureza do negócio de transportes. As soluções corporativas são aquelas que suportam a gestão do negócio independentemente da sua natureza. A seguir, alguns exemplos:
Soluções de Negócio
- Gestão de frota própria, de agregados e de terceiros.
- Cálculo de custo de frete com a otimização da gestão de agendamentos.
- Controle de documentos de viagem emitidos (CTRC, CT-e manifesto, ordem, NFs, adiantamentos, recibos, pagamento de motoristas) e recebidos (notas fiscais e recibos de despesas de viagem).
- Integração com outros sistemas de apoio à gestão do transporte.
- Geolocalização e controle da frota.
Soluções Corporativas
- ERP: contas a pagar, contas a receber, tesouraria, fiscal, contabilidade, controle de estoque, etc.
- Pacotes de gestão de pessoal: folha de pagamento e gestão de pessoas (recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, benefícios).
- CRM: gestão de clientes.
Se você pretende atuar no setor de TI e está avaliando os potencias segmentos demandantes por soluções, conheça a publicação Ideias de Negócios Soluções de TI para Gestão em Transporte, do qual esse texto adaptado foi parcialmente extraído.
O conteúdo, que reúne informações sobre mercado, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, pessoal, custos, capital de giro, fontes de recursos, planejamento financeiro e dicas de especialistas tem o objetivo de fornecer uma visão estratégica desse negócio.
Acesse o material disponível no Portal Sebrae 2014, clique na imagem.
Faça um rápido cadastro (somente nome e endereço de e-mail), faça o download do conteúdo, leia e/ou consulte enquanto estrutura sua ideia de negócio.