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Gatilhos mentais como recursos técnicos e estratégicos para empresas

Gatilhos mentais como recursos técnicos e estratégicos para empresas

O marketing digital utiliza-se de diversos meios para atender às demandas de várias empresas, que por meio dele buscam alavancar suas vendas e atrair novos clientes, por meio de visibilidade, estratégias de comunicação, entre outros. O foco é gerar leads e encantar clientes; nesse sentido, é importante que o marketing digital esteja alinhado e atento às técnicas para que possa realizar o trabalho proposto. Das diversas técnicas existentes, desde a persuasão por si só, tem-se também os conhecidos “gatilhos”. 

O termo vem da psicologia, e os gatilhos são mecanismos que atuam como disparos; esses disparos são por vezes indesejados e possuem relação com a saúde mental. Exemplos de gatilhos que podem afetar a saúde mental podem ser palavras, imagens, cheiros, entre outros. As reações a esses gatilhos podem vir tanto de fatores internos quanto externos. No que diz respeito ao marketing digital, os gatilhos podem ser úteis para que ações sejam providenciadas e planejadas para causar as reações desejadas dos clientes; ademais, existem diversos tipos de gatilhos utilizados no ramo do marketing como instrumentos estratégicos.

Gatilho da autoridade

Esse gatilho propõe que o cliente deve compreender o trabalho oferecido com confiança, que vem de um posicionamento de autoridade. Esse posicionamento só é possível se a empresa possuir conhecimento sobre o nicho de mercado em que está inserida. Nesse aspecto, o marketing digital trabalha para que ocorra o posicionamento estratégico, utilizando-se de técnicas diversas, gestão comercial, comunicação e liderança, levando ao público-alvo a sensação de que a empresa que contratou ou está fazendo negócios está bem posicionada no mercado.

Gatilho de prova social

Uma das grandes tendências de mercado é a maneira como as pessoas e as marcas expõem seus produtos, e essa exposição gera visibilidade. No entanto, além da visibilidade gerada pelas próprias empresas de maneira orgânica, o público-alvo está cada vez mais interessado por outras pessoas que já fazem uso do produto ou serviço. Como uma sociedade gregária, os indivíduos estão sempre em constante interação, e quando há uma tendência, as pessoas estão propensas a aderir. Por isso, ao notar outras pessoas consumindo o mesmo produto ou serviço, ocorre imediatamente o gatilho de prova social. O parâmetro do que está sendo escolhido garante um padrão de qualidade.

Gatilho da escassez 

Essa técnica gera ao público a sensação de urgência, que por sua vez leva à escassez. O público-alvo, portanto, é submetido a um sentimento de perda de oportunidade, por não estar consumindo um produto ou serviço. A urgência inicial, causada pelo gatilho da escassez, remove o caráter resignado do consumidor, tornando a decisão mais clara e assertiva. O estímulo parte de uma necessidade que pode não ser atendida caso a decisão não seja tomada imediatamente.

Gatilho da razão

O momento de decidir uma compra ou fechar um negócio requer muita atenção de todos os envolvidos. Uma vez que, para a empresa que está oferecendo a solução, significa um novo acordo sendo feito, e para o cliente, significa um investimento. Por isso, é necessário que as objeções, que são as barreiras estabelecidas pelos consumidores, sejam rebatidas – ação que só é possível através da razão, uma vez que os clientes precisam enxergar os motivos pelos quais a escolha que estão fazendo com determinada empresa é ideal. 

O uso de gatilhos mentais é bastante comum, uma vez que são um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de estimular o cérebro no processo de tomada de decisão. Essas técnicas estão para além do espaço da faculdade de psicologia, onde inicialmente surgem como gatilhos emocionais e mentais.

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