Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Foi vítima de dano material ou moral? Você pode ser indenizado(a)?

Foi vítima de dano material ou moral? Você pode ser indenizado(a)?

Quando somos vítimas de um dano, seja ele material ou moral, é comum nos questionarmos sobre nossos direitos e se é possível ser indenizado pelo ocorrido. A resposta é sim, é possível ser indenizado por danos materiais ou morais sofridos, desde que sejam comprovados os requisitos legais.

Mas, afinal, o que é um dano material e um dano moral?

O dano material é aquele que afeta um bem patrimonial, ou seja, um prejuízo financeiro. Por exemplo, se alguém bate em seu carro e você precisa arcar com os custos de reparo, esse é um dano material.

Já o dano moral é aquele que atinge a honra, a dignidade ou a imagem de uma pessoa, causando-lhe sofrimento, constrangimento, dor emocional, entre outros sentimentos negativos. Por exemplo, se alguém faz comentários ofensivos sobre você nas redes sociais, esse é um dano moral.

Mas como saber se é possível ser indenizado por esses danos?

Para ser indenizado por danos materiais ou morais, é preciso que sejam comprovados os requisitos legais. No caso do dano material, é necessário comprovar o prejuízo financeiro sofrido. Já no caso do dano moral, é preciso comprovar o abalo psicológico ou emocional sofrido.

Além disso, é importante destacar que nem todo dano é passível de indenização. É necessário que o dano seja causado por uma conduta ilícita, ou seja, que a pessoa que causou o dano tenha agido de forma contrária à lei. Por exemplo, se alguém bate em seu carro por acidente, sem ter agido de forma intencional ou negligente, não há como exigir indenização pelo dano material sofrido.

Caso seja comprovado que o dano sofrido é passível de indenização, é possível buscar a reparação por meio de ação judicial. O processo de indenização por danos materiais ou morais pode ser demorado e complexo, mas é possível obter sucesso caso sejam apresentadas as provas necessárias.

Posto isso, sim, é possível ser indenizado por danos materiais ou morais sofridos, desde que sejam comprovados os requisitos legais. É importante lembrar que nem todo dano é passível de indenização e que é necessário provar a conduta ilícita da pessoa que causou o dano.

Em caso de dúvida, é recomendável procurar um  advogado especializado para orientar sobre as medidas a serem tomadas.

Jonatas I. R. de Melo

Jonatas I. R. de Melo

Advogado Civilista e Imobiliário Entrou no jogo
Há mais de 8 anos, especialista em Direito Civil e Imobiliário. Sócio proprietário do escritório de advocacia J. MELO Advogados Associados.

You must login to add a comment.

Posts relacionados