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FOFA: O que é? e como usar?

FOFA: O que é? e como usar?

A matriz F.O.F.A é uma ferramenta de análise de negócio simples e importante, pois ele tem como objetivo identificar pontos fortes e fracos de uma empresa, utilizando como um meio para torná-la mais desenvolvida e ter um destaque melhor.

Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, também conhecida como análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), faz com que a empresa projete seus aspectos positivos e negativos de negócios, gestores e mercado, gerindo uma reflexão de como estar em constante melhora.

Como utilizar a F.O.F.A?

Essa ferramenta pretende alcançar alguns objetivos, que servem como base para a sua utilização plena. É importante que eles estejam alinhados com as prospecções da empresa e todos estarem dispostos a se adequar ao modelo.

  • Identificação dos pontos-chave sobre o gerenciamento da empresa;
  • Buscar diferentes visões do negócio;
  • Definir uma hierarquia de decisões a serem tomadas;
  • Eleger posturas para amenizar ou acabar com os problemas existentes;
  • Analisar a “saúde” da empresa.

De forma geral, essa análise serve para melhorar negócios que já estejam estabilizados no mercado, buscando inovações e meios mais atualizados de desenvolver a sua representatividade comercial. 

Deve ser feita periodicamente, com a finalidade de obter novas informações importantes para formular um plano de ação estratégico de inovações empresariais e também sempre atualizar o meio operante do negócio. Ou seja, uma empresa de motores elétricos industriais, por exemplo, deve realizar essa análise para que seu produto não se torne ultrapassado.

Gráfico da F.O.F.A.

Para fazer a sua elaboração, a F.O.F.A. vai gerar um gráfico simples, dividido em quadrantes para representar os pontos positivos e negativos. É importante se atentar a todas as informações que devem conter no gráfico, pois ele é uma ferramenta que precisa ter referências independente se são boas ou não.

Desta maneira, ele funciona assim:

Fatores internos (controláveis)

Independente de serem bons ou ruins, os fatores internos são questões levantadas pelas pessoas internas da empresa, visando sua melhora e atualização. É necessário honestidade na hora de montar esses quadrantes, pois eles podem permear por questões mais sensíveis de controle interno e gestão.

Nesta perspectiva, as forças e fraquezas estipuladas pela construção desse gráfico auxiliam ao saber, por exemplo, o que se deve melhorar no processo de fabricação de filtros prensas. Desta forma, todos poderão colaborar para o melhor funcionamento interno da indústria.

Fatores externos (incontroláveis)

Esses fatores fazem jus às pesquisas externas, sobre questões de engajamento, comentários positivos ou negativos, buscas, relevância e reclamações. Por isso, é importante que essa pesquisa seja feita com cuidado e filtre todas as avaliações que uma empresa possa querer buscar, principalmente pela eficácia de seus produtos.

Seu funcionamento pode ser equiparado com o de roletes industriais, por exemplo, que com essa análise, ajudam a transportar informações necessárias para a melhoria da comunicação externa da empresa com o usuário.

Por isso, realizar a pesquisa de F.O.F.A. já é um item obrigatório em várias empresas que buscam inovar e melhorar sua forma de trabalhar. É necessário que todas as informações obtidas para montar o gráfico sejam verdadeiras e não devem ser encaradas como críticas ou retaliações, pelo contrário, servem para fazer com que a empresa cresça cada vez mais.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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