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Estudo de público-alvo: o que é?

Estudo de público-alvo: o que é?

Quem trabalha na área do marketing ou de vendas com certeza já deve conhecer ou no mínimo ter escutado falar sobre a importância de definir seu público-alvo, essa é uma das principais etapas para conseguir criar qualquer estratégia seja ela para vender um produto como displays em acrílico ou aumentar a divulgação de sua marca. 

Mas muitas pessoas ainda ficam em dúvida, afinal, o que significa o estudo de público-alvo? O que ele pode representar em um negócio? Quais são seus impactos e benefícios? Acredite, se você pensa em ter uma estratégia bem estruturada para o seu negócio, realizar o estudo do público-alvo é crucial. 

Então no texto de hoje, nós vamos abordar exatamente, o que é esse tal estudo de público-alvo e todos os seus impactos dentro de qualquer empresa.

Afinal, o que é o estudo de público-alvo?

O público-alvo significa um conjunto de pessoas com características em comum e que compartilham do mesmo interesse pelos produtos ou serviços que uma empresa tem a oferecer, ou seja, são basicamente, clientes, consumidores ou pessoas interessadas por uma marca que possuem algumas características parecidas entre elas. 

Estudar o público-alvo, significa entender quem são essas pessoas para o seu negócio, para que você possa montar estratégias, ações e esforços para essa determinada parcela de consumidores ou futuros consumidores, que possuem coisas em comum. 

Imagine a seguinte situação, você tem uma empresa de calibração, e precisa saber urgente quais serão as estratégias que você irá montar para conseguir chamar a atenção das pessoas e vender mais seus produtos. Porém, para você montar essas ações, é preciso conhecer as pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio. 

Então, é realizado um estudo de público-alvo para conhecer quem são as pessoas interessadas pelo seu segmento, produto e serviços que oferece, dentre as características coletadas, as mais comuns são: a idade; localização geográfica; nível de escolaridade; renda média mensal; hábitos de consumo; objetivos e necessidades e comportamentos nas redes sociais. 

Qual a importância dele em uma empresa?

Realizar o estudo do público-alvo é fundamental para saber quais serão as estratégias, ações e esforços que você irá direcionar suas campanhas, conseguindo ter uma linguagem muito mais próxima com as pessoas que realmente se interessam pelo seu serviço e sendo muito mais assertivo na sua abordagem. 

Se você tem uma loja de jogos de videogame por exemplo, seu público-alvo provavelmente será na faixa etária de 14 até 35 anos, com a maioria do sexo masculino ( porém o público feminino vem crescendo cada vez mais) e provavelmente classe média, com esses dados, você não vai realizar abordagens para pessoas muito mais velhas ou que fogem do seu padrão. 

Claro que, definir o público-alvo ajuda melhor a você entender quem são seus consumidores e saber a forma como atingi-los, de nada adianta você postar seus produtos no Facebook se seu público acessa mais o Instagram, enfim, de forma resumida, ele faz com que a empresa não perca tempo nem dinheiro e suas estratégias sejam muito mais assertivas. 

Como encontrar o seu próprio público-alvo?

Se você deseja encontrar o  público-alvo da sua empresa que vende filtro de prensa, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados e seguir alguns passos para alcançar seu objetivo, o primeiro é conhecer a fundo, as soluções, serviços e produtos que a sua empresa oferece. 

Não há como alcançar seu público-alvo sem antes conhecer melhor a área que você atua, o segundo passo é saber quais são os segmentos onde sua empresa atua, que existem problemas que você pode solucionar. 

A partir do momento que você começa a entender qual é o nicho que você pode ajudar, o terceiro passo é justamente fazer pesquisas e conhecer ainda mais esse potencial grupo que você está selecionando, busque enviar alguns formulários para você entender melhor as pessoas que você quer atingir com informações mais detalhadas. 

Por fim, é hora de organizar todas as informações recebidas e começar a montar o seu próprio público-alvo, estude tudo que foi enviado e estabeleça uma média relacionada aos consumidores de seu negócio, isso vai fazer com que você seja muito mais assertivo em sua estratégia e que você tenha conhecimento de quem você deve atingir. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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