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Estratégias de avaliação de desempenho incrementam crescimento de colaborador e empresa

Estratégias de avaliação de desempenho incrementam crescimento de colaborador e empresa

Com foco no desenvolvimento das pessoas, avaliação pode elevar os resultados empresariais, tornar a gestão mais eficaz e contribuir para a performance individual.

Ferramentas de avaliação de desempenho, que tenham o foco no desenvolvimento das pessoas, podem elevar os resultados empresariais, tornar a gestão mais eficaz e contribuir para a performance individual. A informação é da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH-MG). 

 

Atualmente, as empresas têm utilizado o software para avaliação de desempenho para coletar e analisar feedbacks, ajudando os funcionários a trabalharem em seus desenvolvimentos pessoais e profissionais.

 

De acordo com a ABRH-MG, a avaliação de desempenho e o retorno respeitoso ao colaborador sobre os seus resultados são fatores que podem contribuir para o engajamento. 

 

Este vínculo, por sua vez, é tido como fundamental para o crescimento da empresa e dos funcionários, pois se trata de um compromisso emocional, alinhado aos seus objetivos pessoais, que o profissional estabelece com a companhia na qual trabalha. Essa ligação promove no trabalhador a vontade de ficar, de pertencer e de fazer parte, o que, consequentemente, é refletido em melhor desempenho.

É preciso identificar estratégias eficazes

As avaliações de desempenho são capazes de auxiliar profissionais a entenderem seus pontos fortes e fracos, conforme análise de diversos portais especializados em gestão de pessoas. Dessa forma, cria-se a oportunidade para que cada um trabalhe em seu desenvolvimento pessoal e profissional de maneira mais assertiva. 


Além disso, esse tipo de avaliação ajuda líderes e gestores na compreensão do perfil de suas equipes. Passa a ser possível traçar estratégias para motivá-las de forma mais eficiente, entendendo quais são suas lacunas de conhecimento e estabelecendo ações concretas para saná-las. 

 

Vale lembrar que o foco das avaliações de produtividade não deve estar em criar um ambiente de repreensão, mas sim de construção individual e coletiva. 

 

Por meio de uma avaliação de desempenho, é possível, por exemplo, identificar talentos, averiguar a produtividade dos funcionários, fornecer feedbacks sobre resultados e avaliar o nível de efetividade no trabalho. Esses são fatores que podem contribuir para eliminar os problemas identificados e garantir a expansão da organização, por meio da elaboração de medidas como programas de treinamento.

Redução da distância entre o esperado e o existente

 

A avaliação é uma ferramenta analítica para apreensão de performance individual e coletiva dos colaboradores, seus comportamentos, respeito a normas, alinhamento com os objetivos do negócio, valor agregado pelo profissional, alcance de metas, entre outros fatores.

 

Sendo assim, busca-se a redução da distância entre o desempenho esperado e o existente. Os relatórios são o ponto de partida para essas mudanças. Eles devem ser acompanhados, ainda, de substituição de líderes, políticas de fortalecimento da cultura organizacional e treinamentos contínuos. 

 

Não existe, portanto, uma única maneira de usar a avaliação de desempenho, nem mesmo uma fórmula para aproveitar as mensurações. É importante se valer dos diversos tipos de questionários de avaliação disponíveis e aplicar aqueles que forem mais adequados para cada momento. 

 

Líderes são os principais responsáveis

 

Na opinião de Benedito Rodrigues Pontes, autor do livro Avaliação de Desempenho (LTr, 2021), a estratégia é uma responsabilidade primordial dos líderes de organizações. Segundo Pontes, as gerências devem “planejar, liderar, facilitar, educar e acompanhar os resultados de sua equipe de trabalho”, de forma quantitativa e qualitativa.

 

A ótica quantitativa tende a mensurar resultados a partir de termos objetivos, como indicadores e padrões de desempenho. Já a visão qualitativa visa a identificar as competências desenvolvidas para alcançar os objetivos propostos.

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