Diminuir os impactos ambientais nas empresas é uma pauta que tem sido debatida ao longo dos anos. A sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente são tratados com muita ênfase em diversos lugares ao redor do mundo, e isso não seria diferente também no âmbito empresarial.
Algumas empresas têm investido em escritórios sustentáveis para estimular seus funcionários também sobre o assunto. Eles geralmente são adotados com uma série de cuidados que evitam a agressão ao meio ambiente.
O que é um escritório sustentável?
Um escritório sustentável é um espaço planejado de forma responsável com o planeta, adotando medidas de eficiência energética e responsabilidade ambiental. Claro que, além disso, ele também é confortável para trabalhar, possui boa iluminação, acústica e uma temperatura agradável.
Investir nesse estilo de escritório traz vantagens que vão além do bem-estar e dos benefícios sustentáveis. Os lucros da empresa tendem a aumentar, pois ao mesmo tempo os gastos diminuem. Muitas pessoas tomam atitudes sustentáveis em suas casas, porém no ambiente de trabalho não dão tanta importância a essa questão.
Como projetar um escritório sustentável?
1- Invista em luz natural
Investir em luz natural é muito importante para um escritório sustentável, porém alguns cuidados são necessários. Dependendo de como estiverem dispostas as mesas no escritório, a luz pode ficar mal distribuída e criar ambientes escuros.
As janelas precisam ser projetadas com bons tamanhos e, se necessário, venezianas ou brises, que ajudam a controlar a entrada de luz. Para que a luz seja bem distribuída, invista em cores claras dentro do escritório, principalmente no teto.
2 – Utilize plantas na decoração
As plantas irão trazer muitos benefícios para o seu escritório, como reduzir a temperatura, purificar o ar e dar um aspecto calmo e tranquilo, que é fundamental em um ambiente empresarial.
Você pode contratar um design de interiores para te ajudar na disposição das plantas no ambiente. É válido destacar a importância de optar por vasos feitos de cerâmica ou madeira, que geram menor impacto ambiental em sua fabricação.
3 – Diminuir o uso de copos descartáveis
Uma das principais ações que devem ser feitas para um escritório sustentável é diminuir o consumo de copos plásticos no ambiente. Diariamente, mais de 720 milhões de copos descartáveis são descartados no Brasil, e, em grande parte desse número, estão nas empresas.
Um copo plástico demora de 250 a 400 anos para se decompor, portanto estimular nos ambientes de trabalho os malefícios do uso de copo plástico, além de diminuir os gastos da empresa, trará um aspecto muito mais sustentável.