Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Entenda o porquê o uso dos EPIS são importantes

Entenda o porquê o uso dos EPIS são importantes

O uso de EPI (Equipamentos de proteção individual), é requisitado para uma série de atividades comerciais e industriais.

A obrigatoriedade de seu uso é literalmente aumentar a segurança do operador e entre os equipamentos mais comuns, estão os que listamos a seguir:

  • Luvas de proteção ou mangotes;
  • Óculos de proteção e viseiras;
  • Capacetes ou capuz;
  • Botinas de alta resistência;
  • Uniforme anti chamas;
  • Protetores auditivos;
  • entre outros.

Pensando na importância de repassar maiores informações do porquê o uso de equipamentos de proteção individual é importante, é que foi o motivo para produzirmos esse artigo. Gostou do tema? Quer saber mais sobre EPI’s? Então venha conosco e confira. 

A legislação e os EPI’s

A primeira coisa que precisamos adiantar é que o uso de EPI’s não é opcional, mas sim uma obrigatoriedade da legislação. 

Caso aconteça uma eventual vistoria em uma empresa de demolição controlada, e com a ação, seja constatado a falta de algum equipamento de proteção individual, ou então, o uso errado ou indevido de algum equipamento, a empresa poderá ser autuada e dependendo do caso, responder judicialmente sobre possíveis danos à vida humana. 

Cabe ressaltar que cada tipo de atividade comercial ou industrial, são selecionados o tipo de equipamento de proteção que é necessário para aquela atividade. Logo, uma empresa especializada em usinagem de precisão, não necessariamente vai precisar de um uniforme anti chamas, no entanto, os funcionários vão precisar de proteção adequada para os olhos, mãos e pés.

Em suma, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual está respaldada pela Norma Regulamentadora NR 6, onde aponta a seguinte observação: considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Diminuição de graves acidentes no trabalho

Com ou sem o uso de EPI ‘s, é comum o risco iminente de acidentes de trabalho. No entanto, os equipamentos de proteção individual visam exatamente evitar os danos graves que possam ocorrer com esses acidentes.

Utilizar uma luva de vaqueta, por exemplo, vai oferecer uma proteção muito maior e adequada para rápido manuseio. É muito comum o uso desse EPI em locais onde exige uma mão de obra mais pesada e mais agilidade no tato humano.

Com ela, o trabalhador consegue carregar de uma maneira mais correta diversos tipos de equipamentos e matéria-prima, garantindo a proteção adequada para as mãos, diminuindo o risco de cortes, sangramentos e danos similares. 

Aumento de atividade dos colaboradores

Por fim, precisamos ressaltar que, ao proteger melhor os seus funcionários com o uso de EPI ‘s, você diminui o número de faltas e isso respalda diretamente na rentabilidade de mão de obra.

Se os funcionários trabalhassem ou trabalhem sem a devida proteção, seria natural o aumento do número de atestados médicos devido a problemas causados sobre o manuseio de materiais e eventual gravidade sobre um acidente de trabalho.

Esperamos que esse artigo tenha sanado todas as dúvidas sobre a importância do uso de EPI.

Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais, pois esse tema é de extrema relevância para as mais diversas atividades comerciais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados