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Entenda mais sobre o database marketing

Entenda mais sobre o database marketing

Você sabe o que é o database marketing? Se ainda não, então você chegou ao lugar certo. Neste post, vamos mostrar que ele pode se transformar em grandes oportunidades.

Por sua vez, o database marketing tem relação com a inteligência de dados. No entanto, a diferença entre a análise de dados e o database marketing, é que este se aplica somente à área do marketing, enquanto a análise pode servir para diversos casos.

Nos dias de hoje, trabalhar da forma mais dinâmica possível é uma questão de prioridade, uma vez que os clientes estão em constante mudanças, se tornando mais exigentes e mudando de perfil.

Uma estratégia embasada e coerente de marketing pode ajudar as marcas a atingirem o público certo.

Sendo assim, compreender e utilizar o database marketing pode se tornar uma grande vantagem competitiva para qualquer negócio, seja comércio, reservatório de fibra de vidro, agência de publicidade, entre outros.

Por essa razão, nós elaboramos este post para te explicar todos os detalhes sobre o database marketing. Continue nos acompanhando e descubra mais sobre o assunto! Vamos lá?

O que é database marketing?

De forma geral, o database marketing se refere a uma estratégia que propõe a coleta e análise de dados para atingir melhores resultados nas ações de marketing.

Com o database marketing, é possível otimizar a experiência do consumidor, aumentar os resultados e a reputação de uma marca e obter vantagens competitivas.

Em outras palavras, o database marketing é uma estratégia que trabalha com dados e informações relevantes sobre determinado público-alvo, para gerar insights poderosos e tornar as estratégias mais poderosas e eficientes.

Dessa maneira, é possível utilizar a estratégia por empresas de todos os portes e segmentos, até mesmo em nichos, como no caso de indústrias de corante para resina, por exemplo.

Como o database marketing, você pode otimizar o seu terno e fazer com que as campanhas e ações tenham o retorno esperado, aumentando significativamente os seus resultados.

Como aplicar o database marketing em sua empresa?

Agora você deve estar se perguntando: mas qual estrutura deve ser montada para aplicar o database marketing em minha empresa?

Primeiro de tudo, como de costume, é entender e identificar quem é o seu público-alvo. Para facilitar e otimizar sua pesquisa, você pode criar uma persona, que por sua vez, se trata de uma representação fictícia do seu cliente típico.

Após isso, é necessário iniciar a coleta de informações com o seu público, podendo ser com consumidores ou leads (potenciais clientes).

Esses dados podem ser captados por meio de diversos canais, seja pelas redes sociais, comportamento online em seu website, fóruns, ou até mesmo por meio de pesquisas por algo em troca (como um sistema de alarme de incêndio, por exemplo), entre outros.

Vale lembrar que essas informações devem ser buscadas e reunidas de forma não abusiva, ou seja, com ações mais orgânicas.

Por fim, também é crucial estabelecer uma comunicação otimizada com os clientes e com o departamento de comunicação.

Após ter todos os dados em mãos, é hora de criar novos insights e aperfeiçoar as estratégias da sua empresa!

Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do database marketing, o que acha de aderir essa estratégia e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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