Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Entenda a importância da gestão de planejamento estratégico

Entenda a importância da gestão de planejamento estratégico

O mercado de negócios vive em constante mudança e a dinamicidade é uma característica intrínseca. Então, por que é relevante planejar o futuro de um negócio, mesmo sabendo que durante a jornada estaremos expostos a todo tipo de imprevistos e mudanças?

 

Neste conteúdo da ISBRASIL – empresa referência em Cloud Gerenciado – vamos entender a importância da gestão de planejamento estratégico e quais os benefícios que ele pode trazer às organizações. Preparado? Boa leitura!

O que é o planejamento estratégico e qual a sua importância?

O planejamento estratégico é o ponto de partida para todas as ações que uma empresa irá realizar ao longo de um determinado período para atingir a visão de futuro previamente planejada.

É este planejamento que irá ajudar a administrar o tempo, recursos e energia para a estratégia do negócio, com o foco no que realmente importa a longo prazo, ou seja, naquilo que trará prosperidade à empresa.

Planejar não é “perder tempo”, afinal, esta etapa ajuda a compreender as mudanças do ambiente, auxiliando no reconhecimento de problemas que podem surgir e na identificação de oportunidades de melhoria para o negócio. Portanto, mesmo que o mercado seja dinâmico, isso não invalida a necessidade do planejamento estratégico.

É justamente este planejamento que torna uma organização mais preparada para as mudanças. Enquanto, por outro lado, a ausência do planejamento abre espaço para inúmeras possibilidades de perdas de oportunidade e erros que poderiam ter sido evitados.

O objetivo do planejamento estratégico

O objetivo do planejamento estratégico é muito claro: garantir que os esforços da organização valeram a pena. E como podemos assegurar isso? A seguir preparamos uma lista com uma série de requisitos que o planejamento estratégico deve cumprir:

  • O propósito da organização

O propósito é aquilo que indica o que se pretende alcançar ou atingir e, portanto, demonstra a vontade de realizar algo. Neste contexto, o planejamento estratégico resume o propósito da organização, pois mostra:

  • O presente: onde a empresa está e qual o seu atual propósito de existência.
  • O futuro: onde a empresa deseja estar daqui a alguns anos e aonde quer chegar.
  • A jornada do presente ao futuro: o que precisa ser feito para chegar na visão de futuro.
  • Estratégia de fácil entendimento

Para que a estratégia seja realmente eficiente, entretanto, é preciso que ela seja simples, clara, fácil e resumida. Para atender a estas características, é possível dividir as estratégias em temas que podem variar de três a cinco tópicos, tais como: internacionalização, expansão geográfica, crescimento por aquisições, excelência operacional e experiência do cliente.

Assim, se o planejamento estratégico é o GPS, os temas estratégicos são as placas de trânsito que informam e auxiliam a chegar no destino.

  • Execução detalhada

O seu planejamento precisa conter os seguintes detalhamentos para ser executado:

  • Objetivos: o que é necessário para concretizar a sua visão de futuro? Se, por exemplo, o seu tema estratégico for “Fidelização”, o seu objetivo estratégico pode ser proporcionar uma experiência incrível ao seu consumidor.
  • Indicadores estratégicos: os KPIs (Indicadores chave de performance) são unidades que mensuram o desempenho dos objetivos estratégicos, ou seja, se eles estão sendo atingidos no prazo, por exemplo.
  • Iniciativas estratégicas: são as ações que devem ser desenvolvidas para chegar nas metas dos indicadores. Normalmente, são projetos que serão realizados pela empresa.
  • Motivação pela visão do futuro

Todos os pontos de um planejamento estratégico tem algo em comum: todos eles envolvem pessoas e tem um propósito claro de motivá-las. E é neste ponto que entra a questão de clareza e viabilidade.

Afinal, se os colaboradores não compreenderem o porquê de perseguir um objetivo, dificilmente eles irão trabalhar visando as consequências a longo prazo. Da mesma forma, se os funcionários não acreditarem que a estratégia é possível, eles não vão investir tempo e energia.

  • Modelo de execução flexível

Ao longo da jornada, é comum que surjam obstáculos que demandem um reajuste de rota. Por isso, é indispensável possuir um modelo de execução flexível, que permita readequações quando necessário. Afinal, é humanamente impossível pensar em todas as variáveis.

Como vimos, construir um bom planejamento estratégico significa evitar navegar por águas desconhecidas, deixando que a maré leve a sua organização para onde bem quiser. Planejamento é fazer opções e assegurar a sobrevivência e longevidade de um negócio.

Quer conferir mais conteúdos da empresa que é especialista em soluções digitais de Hospedagem de Site para inúmeras empresas brasileiras? Nos siga em nossas mídias sociais e acompanhe o nosso blog.

You must login to add a comment.

Posts relacionados