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Endomarketing: 5 ações que podem alavancar sua empresa

Endomarketing: 5 ações que podem alavancar sua empresa

O endomarketing é uma estratégia que tenciona valorizar o cliente interno, que nada mais é do que o funcionário da empresa.

São estratégias que visam satisfazer, engajar e reter talentos dentro da empresa, para que o empreendedor consiga construir uma equipe qualificada e engajada nas metas corporativas.

Em outras palavras, endomarketing se faz presente como forma de estimular melhores resultados e consequentemente construir uma equipe qualificada para atingir as metas da empresa.

A importância de manter o funcionário motivado

Contar com uma equipe motivada é o que o empreendedor precisa para trabalhar com metas e consequentemente desenvolver a empresa. Mas quem pensa que isso é fácil de conseguir, está totalmente equivocado.

É muito comum um funcionário que entrou numa empresa que fabrica imã de ferrite, por exemplo, apresentar excelentes resultados no início, mas depois de algum tempo manifestar quedas de rendimento devido ao baixo nível de motivação ou valorização.

Foi pensando em ajudar o empreendedor que passa por questões dessa magnitude, que publicamos esse artigo. A seguir você vai conferir cinco ações de endomarketing que podem alavancar sua empresa para atingir bons resultados.

5 ações de endomarketing para sua empresa

  1. Use o Day Off: o dia de folga, popularizado no Brasil com o termo “day off”, é uma estratégia que empresas vêm adotando para dar motivação ao quadro de funcionários. Significa dar uma folga 100% remunerada no dia de aniversário do colaborador.

Assim o funcionário pode aproveitar o dia da forma que ele quiser e posteriormente ele vai trabalhar motivado nessa época do ano, oferecendo o seu melhor para a empresa.

  1. Faça feedbacks para elogios: o feedback é uma ferramenta muito boa para gestão, mas é comum observarmos gestores usando apenas para expor problemas, fazendo com que o termo feedback seja algo que assuste o colaborador.

Por isso recomendamos que mude a conduta e quando ver que um funcionário está cumprindo sua meta, como por exemplo, fabricando uma grande quantidade de tubo flexível, o parabenize e mostre que a empresa reconhece o seu esforço.

  1. Ofereça plano de carreira: assim como sua empresa tem metas para atingir, todo ser humano também tem metas para atingir. A carreira profissional exige uma evolução e isso é muito importante para proporcionar estabilidade emocional.

Por isso é importante que empresas estejam engajadas em oferecer planos de carreira para seus funcionários. Assim, você faz uma aliança longínqua com os funcionários, podendo talhar excelentes resultados a médio e longo prazo.

  1. Bonificação individual: um funcionário atingiu a meta de vendas de bacias de contenção, por exemplo, e é um problema quando ele não se sente de nenhuma maneira beneficiado por isso. Sabemos que existe o salário e que ele fez aquilo que a empresa espera dele.

Entretanto, também sabemos que dentro de uma empresa existem as pessoas que produzem menos e outras produzem mais. 

Não oferecer uma bonificação para quem produz mais, vai acabar a médio e longo prazo, desmotivando o colaborador. Portanto, ofereça comissão, folga ou qualquer benefício que seja vantajoso para aqueles que têm bons rendimentos motivados.

  1. Bonificação coletiva: a bonificação coletiva é tão importante quanto a individual, pois parte da mesma conjuntura racional, que é manter o engajamento dos colaboradores da empresa.

A bonificação coletiva serve para que todos os setores da empresa estejam alinhados com as metas corporativas e trabalhando para atingir os resultados. 

Esse foi um artigo em que falamos mais sobre as cinco ações de endomarketing que podem alavancar sua empresa.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing e gestão de empresas. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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